life tech

Life-Tech [#15] – Tecnologia que revoluciona o dia-a-dia

Bem-vindo à décima-quinta edição da Life-Tech, a rubrica que te coloca a par das mais recentes inovações tecnológicas.
Nem todos aprendemos da mesma maneira pelo planeta fora. Os idiomas são diferentes, a forma de ensinar é outra mas as tecnologias tornam-nos pessoas semelhantes, com os mesmos hábitos e com os mesmos ideais. Há quem seja apologista que as novas tecnologias nos aproximam, outros defendem que cada vez se impõem mais barreiras na convivência com os outros. Nesta nova edição mostro-te, uma vez mais, que a tecnologia pode revolucionar o nosso dia-a-dia e não está apenas associada ao divertimento.

Tech-Long

Aquilo que até agora parecia acontecer só nos filmes pode estar prestes a tornar-se realidade pelas mãos da empresa Microsof Research, cujo departamento de pesquisa está a desenvolver um equipamento único. No âmbito do projeto LifeX – Lifestyle eXplorer (atualmente em fase de testes), a Microsoft está a desenhar uns auscultadores capazes de detetar o tipo de humor do ouvinte e de fazer sugestões das melhores músicas para esse mesmo estado de espírito.

Life TechOs Septimu são uns auscultadores dotados de tecnologia capaz de determinar o estado de espírito do seu usuário, através da monitorização de diferentes sinais vitais como o ritmo cardíaco ou a temperatura do corpo. Ornamentados com sensores, acelerómetros, giroscópios e termómetros, os Septimu têm a capacidade de fazer um autêntico raio-x ao corpo humano com o objetivo de avaliar o humor ou definir o tipo de música que a pessoa mais precisa de ouvir. Além disso, os Septimu vão contar ainda com uma aplicação para smartphone que vai permitir ligar os dados recolhidos com a análise corporal ao catálogo de músicas disponíveis.

No entanto, até à data a Microsoft não revelou para quando será lançada no mercado esta tecnologia que promete revolucionar o mundo da música. Podes saber mais informações sobre este projeto aqui: LifeX: Lifestyle eXplorer

Tech-Short

Nova aplicação para combater o stress na estrada

Stress estrada

Uma equipa de investigadores liderada por Ana Aguiar, do Departamento de Engenharia Eletrónica e de Computadores, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto desenvolveu uma aplicação inovadora capaz de combater o stress na estrada.

O SenseMyCity foi desenvolvido para smartphones e avalia a rotina diária do condutor, de forma a otimizar as rotas e os consumos. Esta inovadora aplicação analisa situações que vão desde o consumo de combustível por viagem, às zonas com trânsito mais lento na cidade e até mesmo os locais ou situações que aumentam os níveis de stress dos condutores.

Deste modo, consoante as conclusões apresentadas, os utilizadores podem optar por melhores rotas e consumos, quer através da identificação de pessoas com padrões de mobilidade semelhante (através da partilha de automóvel/boleias), quer através da cartografia da inclinação das ruas da cidade.

Invisuais já podem pedalar através de equipamento com ultrassom

Em Inglaterra, o investigador Paul Clark desenvolveu um aparelho que permite às pessoas invisuais andarem de bicicleta. Através da mesma tecnologia de deteção de obstáculos baseada no ultrassom, este equipamento eletrónico é capaz de ajudar aqueles com menos capacidade visual a evitar obstáculos e lesões indesejadas enquanto pedalam.

Invisuais e ultrassom

O UltraBike, como é conhecido, contém sensores instalados que permitem aos ciclistas invisuais terem acesso a todo o tipo de informações sobre a rota que vão percorrer através de uns botões vibratórios debaixo de cada polegar. Consoante a informação que lhes é transmitida, os ciclistas cegos vão poder circular de forma completamente independente, estando ao corrente dos perigos que os rodeiam.

Contudo, este novo equipamento só pode ser usado em ciclovias, não estando ainda apto a funcionar corretamente em estradas movimentadas.

Mais Artigos
natal
De ‘Monstros Fantásticos’ a ‘Mamma Mia 2’, estes são os filmes de Natal da SIC