naom_51a33e49bcb80

Artistas urbanos transformam mural em dedicatória à lusofonia

A zona de Telheiras, Lisboa, terá três artistas urbanos a espalhar a sua arte num mural dedicado à língua portuguesa, com o objetivo de estabelecer uma ponte entre a modernidade e a conferência que terá lugar esta semana sobre o mesmo tema.

Nesta terça e quarta-feira, a Reitoria da Universidade de Lisboa irá acolher a II Conferência Internacional sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, o que motivou o convite a Nark, Youth One e Nomen para pintarem a importância da língua portuguesa e o seu futuro.

O desejo de aliar a modernidade à segunda edição do evento levou a que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o instituto Camões desafiassem a Galeria de Arte Urbana da Câmara Municipal de Lisboa a procurar uma maneira de integrar a arte urbana na programação da conferência.

Assim, por baixo das folhas de papel que voam a partir das mãos da mulher africana desenhada por Nomen até chegarem às mãos das crianças pintadas por Nark, Youth One faz a ligação entre a totalidade dos países da CPLP. A acompanhar o vermelho, verde e amarelo de Portugal está o azul do Brasil e de Cabo Verde, assim como o pôr-do-sol de África, a cidade timorense de Lospalos e o Corcovado do Rio de Janeiro.

“União e universalidade” é o que Nomen diz ser a ideia que se quer transmitir com este mural. Uma obra que representa a comunidade lusófona mediante a comunicação “escrita, verbal, unificada entre os vários países que falam português como língua-mãe”.

Apesar de tudo, Nark admite que não foi fácil chegar a um consenso, dado o estilo próprio de cada um dos artistas, tendo a obra resultado de uma “cedência parte a parte”.

 Com apenas uns retoques finais por dar, o mural que se encontra perto da saída do metropolitano e junto ao jardim Caldeira Cabral, será visto pelos participantes da conferência na manhã de quinta-feira, fazendo-se acompanhar por técnicos da Galeria de Arte Urbana.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Stardust movie
‘Stardust’. Filme sobre David Bowie ganha novo trailer