books-to-read-before-you-die

9 boas razões pelas quais ler é um bom passatempo

The Huffington Post publicou recentemente um artigo no qual refere sete boas razões pelas quais se deveria ler mais. O Espalha-Factos elaborou as suas próprias razões, totalizando nove, pelas quais um bom livro poderá ser não só um bom passatempo, mas também algo que traz consigo benefícios dos quais uma pessoa nem sempre se apercebe.

1. Ler é uma atividade que te acalma
Read-RelaxDe acordo com o The Telegraph“ler é a melhor forma de relaxar e até mesmo seis minutos poderão ser suficientes para reduzir cerca de dois terços de níveis de stress”. Isto porque ao leres tens uma nova forma de distracção que te permite abstrair por instantes da realidade. Esqueces os teus problemas por instantes e concentras-te numa realidade alternativa que te é apresentada nas páginas desse livro. “Mais do que uma mera distracção, é um envolvimento ativo da imaginação à medida que as palavras na página impressa estimulam a tua criatividade e fazem com que entres naquilo que é essencialmente um estado alterado de consciência.” explicou o neuropsicologista David Lewis, que conduziu esse estudo em 2009.

2. Ler promove a imaginação e a criatividade

Os leitores mais ávidos bem sabem disto. Ao leres uma história estás a explorar uma realidade alternativa na qual tudo poderá acontecer. Quer seja um livro de fantasia ou uma história mais realista, estás a absorver diferentes ações que levam a diferentes resultados. “Os livros estão para além da imaginação, são como uma grande teia de aranha, onde te ligas a cada vez mais elementos, coisas que conhecias e coisas que tenhas acabado de aprender, que estruturam uma nova solução e respostas.” de acordo com JJ Wong no seu artigo publicado no site Inspiration Boost.   die-unendliche-geschichteUm livro popular que explorou este conceito foi Die Unendliche Geschichte (A História Interminável) de Michael Ende. Nessa história o protagonista Bastian explora Fantasia, um lugar onde as fantasias dos humanos se juntam. O tema central desse livro é a importância que a imaginação tem ou pode ter na vida de uma pessoa, e conta uma leitura rica em detalhes, imagens e vários personagens.

3. Ler permite-te desenvolver determinadas capacidades

100111122647-large

E entre essas capacidades comunicativas está o pensamento crítico: ao leres um jornal, por exemplo, começarás a desenvolver opiniões relativamente a determinados tópicos que são abordados nas notícias (nomeadamente temas culturais, sociais, desportivos, entre outros).

A concentração também é uma das capacidades que é bastante estimulada com a atividade de leitura, até porque esta exige um determinado nível de atenção por forma a compreenderes o que se vai passando página por página. Ao concentrares-te estás a absorver e a processar conhecimentos e/ou a criar imagens mentais. Quanto mais treinares a concentração com a leitura, mais fácil a mesma se torna.

4. Ler aumenta os teus conhecimentos   DR_Seuss

Um livro, de certa forma, funciona como uma janela para o mundo. Vai permitir-te descobrir culturas passadas, presentes e possíveis culturas futuristas. Livros temáticos dão-te uma pequena ideia de como o mundo funciona:  um livro sobre um determinado animal ajuda-te a saberes mais sobre o mesmo; um livro sobre fotografia ajuda-te a alargar conhecimentos dentro dessa área; um livro de história ajuda-te a saberes mais sobre o passado.

saganbooks

Carl Sagan, autor de cerca de 600 publicações científicas e de 20 livros de ficção científica elogiou uma vez o papel que os livros têm  no que toca a divulgar conhecimentos passados que dantes não seriam possíveis de serem partilhados: “Que coisa fantástica é um livro. É um objeto plano feito a partir de uma árvore, com várias partes flexíveis nas  quais estão impressos vários pontos negros. Mas ao dares uma olhadela vês-te dentro da mente de outra pessoa, talvez de alguém que já esteja morto há vários anos. Através dos milénios, um autor está a falar clara e silenciosamente na tua cabeça diretamente para ti. Escrever é talvez a melhor de todas as invenções humanas na medida em que permite uma ligação entre duas pessoas que nunca se conheceram e que sejam até cidadãos de épocas distantes. Os livros quebram as correntes do tempo. Um livro é uma prova em como os humanos sabem fazer magia.”

5.Ler ajuda a manter o bom funcionamento do teu cérebro

fig45brain

 

De acordo com um artigo científico publicado no American Acadmy of Neurology ler pode ajudar a manter o cérebro em boa forma, mesmo após teres atingido a terceira idade. Este estudo foi conduzido em 294 participantes que morreram, em média, com 89 anos de idade. De acordo com esse estudo, os participantes que tinham o hábito de se envolverem em atividades mentalmente estimulantes, entre as quais a leitura, tiveram uma decadência mental menor em comparação com os participantes que não o faziam.

Além disso, ler poderá ajudar na prevenção da Alzheimer, da demência, da depressão entre outras doenças mentais, na medida em que mantém o teu cérebro ativo e em boa forma.

6. Ler ajuda-te a ter uma boa noite de sono

reading-in-bed-to-destress

Huffington Post, noutro dos seus artigos ,refere a importância de estabelecer uma rotina antes de dormir por forma a libertar os stresses que se foram acumulando ao longo do dia. E ler um livro, como já mencionamos em cima, é uma atividade que acalma, daí ser um contributo para uma boa noite de sono (desde que o livro não te faça ficar acordado[a] a noite inteira). Aliás, de acordo com esse mesmo artigo, as luzes fortes mantêm-te acordado porque mandam um sinal falso ao cérebro de que é hora de acordar. Utiliza uma luz moderada quando fores a ler por forma prevenir esse problema.

7. Ler livros de auto-ajuda é uma forma de apoio na luta contra depressões

 

selfhelp_468x334

A página The Sidney Morning Herald publicou neste ano uma notícia dedicada a este tópico: “Utilizar livros como terapia ou biblioterapia, como é conhecido este conceito, não é uma ideia nova. Sigmund Freud utilizou literatura durante suas sessões de psicanálise com pacientes e os livros eram usados para ajudar soldados a recuperar de traumas físicos e emocionais após a Primeira e Segunda Guerras Mundiais” explica Sandy Smith, autora da mesma.

De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Manchester, as pessoas que tenham casos graves de depressão poderão beneficiar com intervenções menores, tais como leituras de auto-ajuda. A mesma fonte refere que as pessoas com depressões profundas acabam por beneficiar dos conselhos dados nesses livros tanto como, ou até mais que, as pessoas com casos menores de depressão.

8. Ler permite-te viver outras vidas

 

fantasy-waterfall-reading-girl-facebook-timeline-cover,1366x768,67028

Quando abres um livro de histórias és apresentado a várias personagens, às suas personalidades e principalmente ao seu modo de vida. Quer seja uma história contada na primeira ou na terceira pessoa, à medida que lês, vais acompanhando as aventuras e peripécias das personagens: as suas decisões,  as suas experiências, as suas ações, as outras personalidades que vão conhecendo, etc. Além de te abstraíres da realidade em teu redor, estás de certa forma a viver uma vida diferente vista dos olhos de uma personagem ficcional.

Isto de certa forma poderá tornar-te mais empático(a). Um artigo publicado na revista científica PLOS One fez um estudo relativamente à forma como o envolvimento emocional de um indivíduo com uma obra ficcional influencia a empatia do mesmo, na medida em que compreende aquilo por que uma personagem passa e, de certa forma, identifica-se com ela.

9. Ler permite-te passar o tempo

 

Tree4

 

Um dos prós, relativamente à atividade de leitura, é o facto de poderes ler em qualquer lado: em casa, na escola, na praia, etc. Ao pegares num bom livro poderás passar o teu tempo de forma divertida, envolvente e construtiva. Ler durante uma viagem, por exemplo, poderá fazer parecer que a mesma demore menos tempo. Numa sala de espera, um bom livro ou até uma boa revista podem ser vistos como bons acompanhantes.

E tu? Quais são para ti as principais razões para ler?

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Eurovisão
Eurovisão 2021. Conhece as 39 canções a concurso no festival