Academia

RTP2 dedica sábado aos ‘Prémios Sophia’ e a ‘Tabu’

RTP2 emite no próximo sábado, a partir das 19h40, os Prémios Sophia 2013a primeira cerimónia oficial que distingue o melhor do cinema em Portugal.

Gravada a 6 de outubro, a partir do Teatro Nacional de São Carlos, a gala premiou Tabu como o melhor filme do ano. A longa-metragem de Miguel Gomes estreia na RTP2, no mesmo dia, às 22h06, logo a seguir à exibição da gala.

De relembrar que os Sophia são o equivalente aos Goyas em Espanha, aos Césares em França e aos Óscares nos Estados Unidos. É a primeira vez que se premeia, de forma séria, o melhor do cinema português. Da lista dos nomeados, os grandes vencedores da noite acabaram por ser Tabu Florbela, pelo destaque que receberam durante essa noite.

O filme protagonizado por Dalila Carmo foi o filme mais premiado da noite, com 6 vitórias em 15 nomeações. Tabu foi considerado pela Academia o Melhor Filme do ano. Estava nomeado para 9 categorias, mas acabou por vencer em apenas duas, Melhor Filme e Melhor Montagem. TABU

Tabu é um filme sobre a passagem do tempo, acerca de coisas que desaparecem e só podem existir como memória. Como pano de fundo deste melodrama, que se desenrola como um malfadado conto de fadas, assoma pouco a pouco e subtilmente todo o esplendor de uma África colorida que se revela sem cor porque as almas cinzentas dos que a colonizam fazem com que as cores intensas que ela tem se desvaneçam por entre as névoas que os rodeiam e o fumo que emana das suas paixões. Retrato de uma época passada, a preto e branco.

O filme conta com atores como Laura Soveral, Ana Moreira,  Henrique Espírito Santo, Carloto Cotta, Ivo Muller, Teresa Madruga, Isabel Cardoso e Telmo Churro, e foi produzido pela O Som e a Fúria, tendo estreado em 2012, altura em que o Espalha-Factos analisou a obra escrita por Miguel Gomes e Mariana Ricardo.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Idina Menzel revela que a sequela de Frozen está em desenvolvimento
Audiências. Tarde de cinema da SIC derrota ‘Em Família’