O Espalha-Factos termina a cobertura da ModaLisboa Ever.Now, que decorreu nos passados dias 11, 12 e 13 de outubro, com algumas imagens de backstage dos desfiles. A fotógrafa Maria Meyer registou alguns momentos dos bastidores, antes dos modelos entrarem nas passerelles, e oferece ao leitor algumas imagens dos preparativos dos desfiles de White Tent, Dino Alves, Alexandra Moura e outros criadores de moda.

Ricardo Andrez e Lidija Kolovrat apresentaram as propostas para a primavera-coleção 2014 no primeiro dia da ModaLisboa. Infinity, coleção de Andrez, e Thank You, coleção criada por Kolovrat inspirada na força dos navegadores em luta contra os medos na viagem ao desconhecido, foram apresentadas no edifício dos Paços do Concelho.

DSC_0425

DSC_0186O segundo dia da ModaLisboa continuou com os desfiles de Ricardo Dourado e Dino Alves. Dourado apresentou as propostas na passerelle exterior e continua, de acordo com Tiago Loureiro no artigo de análise ao segundo dia do evento de moda, a revelar-se como “um designer atual e assertivo quando se fala de cultura urbana”. Já Dino Alves apresentou logo depois a coleção 2D.

DSC_0074

DSC_0125

DSC_0126

Alexandra Moura apresentou a coleção Primeiro a água… Depois a luz no Pátio da Galé. Começa com tons negros e, ao longo do desfile, a paleta de cores mudou para as tonalidades claras.

DSC_0365

A coleção de Pedro Pedro foi escolhida como a melhor da ModaLisboa pelo colaborador do Espalha-Factos Tiago Loureiro. Nas palavras do próprio, tratou-se de um trabalho “impecável nas escolhas dos materiais, nas volumetrias e nas soluções do design que adotou.” Aleksandar Protic apresentou uma coleção inspirada em Icarus, escultura de Zlata Markov.

DSC_0113

DSC_0202

DSC_0011

No último dia, foram também apresentadas as coleções da dupla Marques’Almeida, de Ricardo Preto e White Tent. No próximo ano realiza-se uma nova edição da ModaLisboa. Hoje começa o Portugal Fashion em Lisboa, com o tema Abstrart, que se prolonga até o próximo domingo no Porto.

DSC_0032

DSC_0045

DSC_0052Fotografias por Maria Meyer

Texto por David Pimenta