Esta semana as salas de cinema nacionais recebem quinze estreias. A partir desta semana, poderás ver filmes para todos os gostos, onde se destaca a comédia. O destaque do Espalha-Factos para Estreia da Semana vai para Raptadas. Analisamos ainda o box office nacional da semana passada.

Raptadas (em inglês, Prisoners) é um thriller psicológico que aborda um tema bastante sensível: o rapto de duas meninas. Realizado por Denis Villeneuve, o filme conta com Hugh Jackman e Jake Gyllenhaal nos papéis principais. Hugh Jackman é Keller Dover, um pai muito protetor que um dia descobre que a sua filha de seis anos e uma amiga foram raptadas. O caso vai parar às mãos de um jovem detetive (Jake Gyllenhaal) que não dá a devida importância ao caso. Sentindo-se abandonado pelas entidades judiciais, Keller decide fazer justiça pelas próprias mãos e captura o homem que ele considera ser o responsável pelo rapto das meninas, torturando-o até conseguir uma confissão.

Fazem também parte do elenco deste filme outros nomes sonantes do mundo cinematográfico como Maria Bello, Viola Davis, Terrence Howard, Melissa Leo, entre outros.

Se quer ver um filme de ação/aventura, o ideal é O Martelo dos Deuses, realizado por Farren Blackburn. O Martelo dos Deuses conta a história de Steinar (Charlie Bewley), um guerreiro Viking que é enviado pelo seu pai, o Rei, para encontrar o seu irmão que foi banido do reino há uns anos atrás. A jornada não é fácil e Steinar depara-se com inúmeras dificuldades, que o tornarão no sucessor ideal ao trono do seu pai.

Outro thriller que pode ser visto esta semana é Códigos de Defesa que junta no grande ecrã John Cusack e Malin Ackerman. Ele é um agente especial em declínio que é enviado numa missão onde tem apenas como propósito protegê-la: ela que é uma especialista em códigos. No entanto, a estação para onde foram mandados é invadida por inimigos e os dois terão de trabalhar em conjunto para conseguirem sobreviver.

Frances Ha é uma comédia que estreia esta semana e que conta a história de uma mulher nova-iorquina, Frances (Greta Gerwig), que vive num constante mundo de sonhos e possibilidades, quer muito mais do que tem, mas ao mesmo tempo vive a vida com a alegria que é necessária.

Killing Season – Temporada de Caça junta dois veteranos de Hollywood num filme repleto de ação e aventura: John Travolta e Robert De Niro. O filme tem como cenário as Montanhas dos Apalaches, quando um turista e um solitário veterano militar se conhecem e iniciam uma amizade. O que o militar não percebe são as verdadeiras intenções do amigo e o que se segue é uma batalha intensa entre os dois.

machete

Outro filme de ação que se pode ver esta semana é Machete Mata. Machete (Danny Trejo) é um herói que recentemente é destacado pelo Presidente dos Estados Unidos para honrar a sua recém-adquirida nacionalidade americana e aceitar uma missão em nome do seu país. O seu destino é o México e a sua missão é impedir Mendez the Madman (Demian Bichir) de explodir um míssil contra Washington. Ao descobrir que o míssil está ligado ao coração de Mendez, Machete descobre que a única forma de desarmar o míssil é recorrendo a um excêntrico bilionário, Luther Voz (Mel Gibson). Só que Voz foi, na verdade, quem vendeu o míssil a Mendez e juntos pretendem derrubar o governo e implantar no país uma anarquia total. Fazem também parte do elenco Michelle Rodriguez, Amber Heard, Sofia Vergara, Antonio Banderas, entre outros.

O Último Elvis é um drama argentino que conta a história da vida de um imitador de Elvis, que à noite é uma estrela e de dia é um empregado fabril sem futuro.

Uma Boa Dose de Sexo é uma comédia assinada por Stuart Blumberg (realizador de Os Miúdos Estão Bem em 2010) que conta a história de três homens com pouco em comum, mas todos em diferentes estágios de uma mesma dependência: são viciados em sexo. O elenco é composto por nomes como Gwyneth Paltrow, Mark Ruffalo, Tim Robbins, entre outros.

Os Cavalos de Deus é um drama que conta a história de uma família que vive no bairro de lata de Sidi Moumen em Casablanca. Yashin é o mais novo da família e após ver o irmão de treze anos ser preso, o jovem vai tentar a todo o custo sair daquele mundo de miséria, violência e droga.

Morcegos no Campanário é uma curta-metragem assinada pelo português João Alves, que ganhou o festival MOTELx e pode ser vista nos cinemas portugueses esta semana.

Mais uma comédia que pode ser vista esta semana: o filme francês E Viveram Felizes Para Sempre…? que conta a história de diferentes pessoas, as suas aspirações e crenças e a forma como isso as tornou mais felizes.

Chegam igualmente esta semana às salas de cinema portugueses quatro curtas-metragens assinadas por realizadores portugueses: Gambozinos da autoria de João Nicolau, Na Escola da autoria de Jorge Cramez, Rei Inútil realizado por Telmo Churro e Entrecampos, com a assinatura de João Rosas.

Eis o trailer legendado em português da nossa Estreia da Semana, Raptadas:

BOX OFFICE

Na semana de 10 a 16 de outubro, a nossa Estreia da Semana da semana passada, Gravidade esteve em primeiro lugar do top, levando 41.086 espetadores às salas de cinema e arrecadando € 273.099,13. Em segundo lugar ficou Jogo de Riscoque fez um total de € 106.408,80 e teve um total de assistência de 20.815 espetadores. A fechar o pódio, A Gaiola Dourada continua a somar espetadores, levando 17.871 pessoas às salas de cinema de todo o país. Para estas e mais informações, consulta aqui a tabela completa.