Phubbing, uma palavra criada em maio de 2012, que descreve o acto de ignorar as pessoas que estão à volta com o telemóvel. O termo foi criado por um grupo – composto por um lexicólogo, uma foneticista, um poeta, uma campeã de debate e um criador de palavras cruzadas – que reuniu na Universidade de Sydney, a pedido da marca australiana de dicionários, Macquarie Dictionary.
“O primeiro problema exclusivamente do século XXI: enquanto o mundo ficou mais conectado, as pessoas ficaram mais disconectadas, perdendo a arte da conversação – a verdadeira interacção humana“, ouve-se no vídeo que documenta o nascimento da nova palavra, no canal do YouTube d’A Word is Born.
O fenómeno do phubbing teve grande repercussão mundial graças ao site da internet Stop Phubbing: movimento criado por Alex Haigh, e que tem como objectivo alertar para as situações em que ignorámos quem está à nossa volta, tudo porque estamos constantemente a usar o telemóvel. A campanha foi visualizada por milhares de pessoas tornando-se viral.
“A ascensão do ‘phubbing’ como um novo termo tem sido uma ilustração incrível do processo através do qual a minha palavra se torna a tua palavra e a nossa palavra até que finalmente é uma palavra que nos pertence a todos”, Susan Butler, da Macquarie Dictionary, citada pelo P3.
http://youtu.be/ZSOfuUYCV_0
Phubbing irá aparecer secção da letra “p” na sexta edição do Macquarie Dictionary.