Wasted Rita

ModaLisboa Ever.Now: A intervenção de Wasted Rita no Wonder Room

Wasted Rita é o nome do projecto da jovem ilustradora Rita Gomes. Com influências feministas, a artista leva a cabo trabalhos de ilustração, estampagem em t-shirts, pequenas zines e outros. Rita nasceu no Porto mas neste momento está baseada na China, tendo vontade de voltar para Portugal e continuar cá o seu trabalho. O Espalha-Factos entrevistou-a para saber um pouco sobre o seu trabalho e o que pode encontrar da sua autoria na plataforma Wonder Room, presente na ModaLisboa:

Marta F. Cardoso: O que significa para ti estar associada ao Wonder Room, plataforma da ModaLisboa?

Wasted Rita: Reconhecimento do valor do meu trabalho e uma excelente oportunidade para mostrar e vender algum do muito que tenho realizado ao longo dos últimos dois anos. É uma espécie de micro e breve exposição a solo inserida numa outra exposição coletiva, com outros projetos provavelmente muito diferentes dos meus, e em Lisboa, numa das praças mais bonitas da Europa e para um público que ou desconhece o meu trabalho, ou difere totalmente do tipo de audiência a que estou habituada – tudo óptimo portanto.

Sendo que as tuas ilustrações não estão diretamente relacionadas com moda, pensas que o público visitante do espaço se irá identificar com o teu trabalho?

Tenho a certeza. As minhas ilustrações não estão ligadas com a moda mas estão ligadas às pessoas. Partindo do princípio que o público passa os requisitos de ser humano, é difícil ignorar ou não sentir nada ao ver o meu trabalho, tanto para o bom como para o mau. Nem que seja repulsa. Captar e observar essas reações ao meu trabalho é também parte do meu interesse em eventos de contacto direto com pessoas e diferentes backgrounds.

Que expectativas tens face aos resultados da tua participação?

Aprendi o ano passado que ter expetativas é o primeiro passo para a infelicidade. Desde então tenho conseguido controlar essa pressão que a sociedade impinge de constante criação de expetações. As únicas expetativas que tenho são fazer o que gosto da maneira que gosto, como sempre, aquilo que daí surgir – bom ou mau – serve para aprender e evoluir.

Quais são os trabalhos que poderemos ver no Wonder Room? Irás trazer algo de novo?

Ilustrações sobre e para humanidade; prints, originais e t-shirts. Novidades serão poucas mas acredito que boas. Vão ter que passar lá para ver. Eu lá estarei a tirar nota das reações.

Há algum patrocínio ou parceria para este evento que queiras referir?

Não há cá disso.

E planos para o futuro?

Assentar por Portugal uns meses, ilustrar todos os dias, conquistar o mundo e continuar a não ter expectativas concentrando-me apenas na vontade de viver, aprender e dar o meu melhor. Se soar a discurso de padre na missa de domingo é perfeitamente normal. É o resultado de muitos anos a estudar num colégio de freiras.

Ilustração e fotografia por Rita Gomes

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
caught in the net, klusak, chalupova, documentário, checo
‘Caught in the Net’: Este documentário está a gerar investigações criminais