Filipa Gomes UNI

ModaLisboa Ever.Now: Filipa Gomes apresenta a UNI no Sangue Novo

Temos vindo a apresentar várias colecções de jovens designers de moda que irão ser divulgadas na plataforma Sangue Novo da ModaLisboa, evento que decorre entre o dia 11 e 13 deste mês sob o tema Ever.Now. Hoje, chega a vez de Filipa Gomes.

designer irá apresentar a colecção “UNI” que, tal como algumas das outras colecções a serem apresentadas nesta plataforma, é de outono-inverno 2013/2014.

Filipa contou-nos que a base da inspiração para “UNI” surgiu nas formas e faunas das serras portuguesas, nomeadamente a Serra da Estrela: “a inspiração veio naturalmente quando comecei o projecto de final de ano, pois tirei a minha Licenciatura na UBI, Covilhã, e o facto de ver tanta natureza à minha volta foi algo que me afectou bastante a nível criativo e, como tal, era algo que eu necessitava de expressar a nível artístico”.

A transposição deste tema para a colecção surge de uma forma abstracta. Tal como a designer nos explicou, o conceito base partiu da procura por formas e cores que fossem abundantes na Serra, estilizando-as de forma a fazer passar a sua conotação imagética nas peças.

Contudo, não é só de simbolismo semiótico que esta colecção é feita. Filipa Gomes é uma jovem criadora que valoriza bastante as suas origens, pelo que a utilização de inspirações de teor nacional é algo que faz questão de implementar no seu trabalho.

Visto esta ser uma colecção para ambos os sexos, Filipa optou por linhas mais confortáveis e descontraídas, o que, segundo a criadora, faz com que a colecção seja “mais ou menos street wear”.

Filipa Gomes

“UNI” é composta por uma paleta sazonal onde abundam os tons terra misturando-se com brancos, azuis e prints. Resgatando a ideia da defesa pelo trabalho nacional, à semelhança dos materiais tradicionais serranos, esta colecção traz de volta o uso das lãs grossas, do algodão e das malhas estruturadas, misturando-os com materiais mais atípicos como o silicone transparente.

De importante referência, e devido a esta colecção se ter iniciado no seio académico, é o facto da UBI ter contribuído para a angariação da maior parte dos materiais utilizados pela designer. A Universidade dispõe de vários teares, onde Filipa realizou de raiz as malhas presentes na colecção com a ajuda dos técnicos. Segundo a designer, todo este processo “tornou esta experiência muito gratificante”.

Amanhã, dia 11, pelas 18h30, poderemos assistir na plataforma Sangue Novo à mostra de uma colecção que surge como um update da colecção de final de ano. Tal como Filipa nos confiou, “vão haver mais peças e existem algumas modificações que eram necessárias nas peças antigas”.

Para seguir o trabalho de Filipa Gomes, clique aqui.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Telejornal RTP1 audiências
Falha técnica tira um milhão de espectadores à RTP1