A continuar a antevisão das coleções dos jovens designers a apresentar no Sangue Novo, durante a ModaLisboa Ever.Now, partilhamos hoje o trabalho de Cláudia Mendes. Careca Cabeluda é um nome sugestivo para uma coleção e vale a pena saber como surgiu.
Criado no âmbito do Mestrado em Design de Moda, da Universidade da Beira Interior, este trabalho encerrou o ano lectivo e foi anteriormente desfilado no Lx Factory, no evento Move Up, cuja review pode ser vista aqui.
A coleção surge de uma junção bem humorada de duas personagens, a “Careca” e a “Cabeluda”. Ambas têm personalidades e vivências diferentes e a vida encarregou-se de as aproximar. Assim, a ilustração une forças com o streetwear, de forma a traduzir um determinado estilo de vida. Recorrendo à estamparia digital da UBI, Cláudia reproduziu nas suas ilustrações as personagens que compõe a história, como uma banda desenhada.
Jogando com cortes oversized e estruturados, a designer criou volumetrias curiosas que dão continuidade ao aspecto de cartoon que procurou reproduzir nas ilustrações do estampado. Os materiais enfatizam a vertente desportiva, entre os quais encontramos malhas, popeline, neoprene, malha de nylon, entre outros. Destina-se a um público jovem, urbano e alternativo, afeiçoado a um ambiente artístico.
A coleção é composta por sete coordenados e a diferença do Move Up para o Sangue Novo consiste nos acessórios. Além da instituição de ensino, sempre disponível para o patrocínio de novos projetos, este trabalho teve o apoio da empresa internacional de zíppers YKK, da IMA – Leandro Manuel Araújo, Digidelta e da Dystar, apoios indispensáveis ao nível dos têxteis e aviamentos.
Careca Cabeluda, assim como as coleções de todos os restantes designers participantes no Sangue Novo, poderão ser vistas na próxima sexta-feira, pelas 18:00h, no edifício dos Paços do Concelho, Lisboa, inserido no programa da ModaLisboa Ever.Now. A entrada é gratuita e limitada à capacidade do espaço.