Depois da antevisão da colecção da marca 20 | 25 a ser exibida na plataforma Sangue Novo no âmbito da edição Ever.Now da ModaLisboa, chega a vez de antever o trabalho da designer Renata Bernardo que irá também ser apresentado na mesma plataforma.

Jovem e irreverente, foi uma das participantes do DEMO 2013 como finalista do Mestrado em Design de Moda pela FA-UTL. Nesse mesmo evento, Renata desfilou a colecção Knitwear Baboon. Sem mudanças ao nível das peças apresentadas, a designer surge um nome diferente para a colecção: “Baboon – o primeiro homem”.

É uma colecção marcada pelo trabalho com malhas, jersey e napa, tendo a mesma resultado de um trabalho de cool hunting pela cidade de Lisboa, o que inspirou Renata Bernardo para a criação de diferentes texturas dadas pela malha tricotada à mão.

“Baboon – o primeiro homem” remete-nos essencialmente para a imagem do  babuíno: animal peludo, primata, antecessor do homem. Em tons monocromáticos, a designer transporta-nos para um mundo primitivo, animal, rudimentar.

1373769_10151635718585740_1923711263_n

Ilustração da coleção de Renata Bernardo

As sensações que a colecção nos transmitem aparecem sobretudo nos sentidos mais básicos. Falo da visão e do tacto. O primeiro, devido ao impacto visual que as peças transmitem e, o segundo, devido ao uso de lãs que nos dão imediatamente a sensação de conforto, suavidade, calor e comodidade.

Nesta colecção, os pormenores visualmente mais ricos são as assimetrias, os volumes e a mistura de tecidos mais leves com as malhas mais pesadas, o que confere originalidade e dinamismo à exploração do conceito.

A ModaLisboa avizinha-se já nos próximos dias 11, 12 e 13 de Outubro. Como mencionado, Renata Bernardo irá participar na plataforma Sangue Novo, destinada a jovens designers que ocorre no primeiro dia do evento.

A marcar na agenda: 11 de Outubro às 18 horas no edifício dos Paços do Concelho – Praça do Município em Lisboa. A entrada é gratuita e limitada à capacidade do espaço.