Doze marcas portuguesas de calçado vão associar-se aos designers nacionais que apresentam as coleções na ModaLisboa Ever.Now. Vários modelos de calçado são apresentados nos desfiles de alguns criadores como Alexandra Moura, Dino Alves e Luís Buchinho. De acordo com o comunicado oficial, os modelos das marcas de calçado apresentados nos desfiles dos criadores de moda vão estar à venda.

Nos desfiles da ModaLisboa, que acontece nos próximos dias 11 e 13 de outubro, são vários os designers associados às marcas de calçado português: Aleksandar Protic com Dkode, Alexandra Moura e Goldmud, Dino Alves e Dysfunctional, Luís Buchinho com Helsar, Miguel Vieira e Evereste, Nuno Baltazar com JJ Heitor Shoes, Nuno Gama e Eureka, Pedro Pedro e Basilus, Ricardo Andrez com a Senhor Prudêncio, Ricardo Preto e Clays, Saymyname com a Experimental Shoes e também White Tent com a Fly London.O público vai poder ver os novos modelos de calçado nestes desfiles, que em breve são colocados à venda.

Estas ligações entre criadores de moda e marcas de calçado portuguesas começou há cerca de 20 anos com Miguel Vieira. Trata-se de uma estratégia para afirmar a moda portuguesa em mercados internacionais, segundo o comunicado oficial.

A indústria portuguesa de calçado exporta mais de 95% da produção para 132 países em todo o mundo. A ligação “da fábrica à passerelle” é uma nova forma de conquista de “novos mercados e a migração da produção para segmentos de maior valor acrescentado”.