mediavera-524b

Crianças com necessidades educativas especiais protagonizam livros infantis

Meninos Especiais é o nome da coleção lançada pela associação Pais em Rede do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. João, Tiago e Vera, crianças com necessidades educativas especiais – autismo, paralisia cerebral e trissomia 21 –  são os protagonistas das histórias escritas por Alice Vieira, Luísa Ducla SoaresLuísa Beltrão.

A colecção tem como principal objetivo a promoção da inclusão. “Aproximar as crianças ditas normais deste meninos especiais, que também são pessoas, não são uma abstracção“, explica Luísa Beltrão, autora de um dos livros e presidente da Pais em Rede em declarações ao Público. “A convivência e a inclusão beneficia todos. A inclusão é mais importante que a terapêutica“, acrescenta.

A coleção é composta por três livros, cada estória tem como protagonista uma criança com uma necessidade educativa especial. João, autista, vive num mundo só seu; Tiago, com paralisia cerebral, é o detective da cadeira de rodas e Vera é uma menina com trissomia 21 que adora fazer amigos.

Este meninos existem na realidade e inspiraram a escrita de Alice Vieira, Luísa Ducla Soares e Luísa Beltrão. “Quisemos ficcionar crianças concretas, com estórias que fossem adequadas ao cenário das suas vidas“, conta Luísa Beltrão.

Cada livro custa três euros. Os exemplares podem ser encomendados por email: [email protected]. Os valores das receitas têm como objectivo o autofinanciamento da Pais em Rede, uma associação criada em 2008, com a finalidade de “capacitar os pais para o apoio aos filhos e na formação de professores“, explica Luísa Beltrão.

Títulos da Colecção Meninos Especiais

Olá! Eu Sou o Tiago. Um Detetive em Cadeira de Rodas.
Texto de Luísa Ducla Soares
Ilustrações de Ana Ferreira
Edição de Pais em Rede/ISPA-IU

Olá! Eu Sou o João. Um Mundo só Meu
Texto de Alice Vieira
Ilustração de Paulo Guerreiro
Edição de Pais em Rede/ISPA-IU

Olá! Eu Sou a Vera. É Bom Ter Amigos.
Texto de Luísa Beltrão
Ilustrações de Tânia Bailão Lopes
Edição de Pais em Rede/ISPA-IU

Mais Artigos
Nazaré
‘Nazaré’ e ‘Terra Brava’ disparam contra Taça de Portugal na TVI