801446

Arte de Banksy invade Nova Iorque em outubro

O famoso e, ao mesmo tempo, desconhecido artista inglês de rua, Banksy, ficará instalado em Nova Iorque no presente mês de outubro, deixando marcas do seu talento pelas paredes da cidade ao longo do mesmo.

O projeto que o graffiter inglês está a pôr em ação intitula-se Better Out Than In, já tendo sido divulgado no seu site, alguns dias depois de terem sido espalhados posters nas ruas de Los Angeles anunciando que algo estaria prestes a acontecer.

A primeira peça já surgiu, na passada terça-feira, no número 18 da Allen Street, entre Lower East Side e Chinatown, onde a tinta inscreveu ironia na parede, ilustrando duas crianças, uma apoiada em cima da outra, escrevendo: “graffiti is a crime”. De acordo com o que se espera do projeto, assim será durante todo o mês. Diferentes zonas da cidade servirão de telas para criar uma enorme exposição a céu aberto.

Contudo, o projeto vai mais longe e alarga-se ao sentido auditivo, oferecendo a possibilidade de obter uma explicação do graffiti em formato áudio através de um número de telefone que fará acompanhar as obras de arte. A explicação em torno da primeira obra assemelha-se ao estilo convencional dos áudio-guias de museus em jeito de sátira.

A reação das autoridades é ainda uma incógnita mas a expectativa do artista em relação à mesma é percetível no audio-guia: “à sua frente tem uma peça de arte-spary do artista Banksy. Ou talvez não porque, provavelmente, já alguém terá pintado por cima”.

Banksy é já conhecido há 15 anos por fazer das paredes do mundo as suas telas, revestidas de uma arte efémera mundialmente conhecida e protagonizada no anonimato. Seja reconhecido pela positiva ou pela negativa, o artista não parece alterar o seu estilo artístico nem de causar impacto a nível internacional.

Para acompanhar o novo projeto de Banksy basta aceder ao seu site oficial.

Mais Artigos
men in kilts
Crítica. ‘Men in Kilts’ é uma viagem divertida à descoberta da Escócia