James Franco volta aos ecrãs acompanhado por Seth Rogen e Jonah Hill numa comédia enérgica e narcisista que mistura drogas, festas, celebridades e monstros. Isto é o Fim, estreia já esta quinta-feira.

Escrito e produzido por Seth Rogen e Evan Goldberg, não poderíamos esperar outra coisa senão um filme ofensivo e hilariante e um cenário apocalíptico nas ruas de Los Angeles, com celebridades reais, festas e drogas. Este é o mote para a comédia desta temporada que, apesar de não ser  nem um Scary Movie (Um Susto de Filme) nem The Hangover (A Ressaca), ainda nos consegue arrancar algumas gargalhadas.

end

Tudo o que Jay Baruchel (interpretado pelo próprio Jay Baruchel) queria era visitar LA e passar o fim-de-semana com o seu grande amigo Seth Rogen (também o próprio), mas após uma tarde a relembrar velhos tempos, enquanto fumam e comem fast-food, ambos veem-se numa louca festa na nova casa de James Franco. O que ninguém iria prever é que a festa acabaria com o Apocalipse bíblico e todos ficariam fechados em casa. Ou pelo menos aqueles que sobrevivem.

Após brechas na Terra, celebridades a fugirem, Hollywood Hill incendiada e pessoas a subirem aos céus, o grupo fica preso na casa de Franco e a partir daí é a sua tentativa para sobreviver. Até que percebem que, tal como na Bíblia, só os bons sobem ao céu e para isso terão de demonstrar que também o merecem.

end2

Desde Michael Cera a apalpar Rihanna, a Emma Watson com um machado, há muito para ver nesta comédia, ainda que previsível. Algo que foge um pouco ao habitual, talvez seja a cena em que Rogen, Franco, Danny McBride, Craig Robinsons, Hill e Baruchel decidem fazer a sequela de Pinneapple Express, brincando com o facto de que Seth Rogen faz quase sempre o mesmo tipo de filmes. Sem esquecer o absurdamente gigante monstro do Apocalipse, mas que contribui para este humor sem limites e propositado.

edn5

Isto É o Fim é previsível e exagerado em diversas cenas mas há que reconhecer o mérito dos atores, que são de facto a alma do filme e o tornam dinâmico. Hill, Cera, Rogen, McBride, Robinson e Franco desempenham papéis hilariantes e a verdade é que parece mesmo não estarem a fazer qualquer esforço para tal. Aliás, quem desfrutou de toda a diversão foram mesmo os atores durante as gravações. O que seria melhor do que gravar um filme cómico, de um entretenimento relativamente fácil, com amigos? Aqui, Seth e Evan tiveram uma ideia engraçada: serem eles próprios no filme, ainda que contribua para o egocentrismo das celebridades. A não ser que pensemos na capacidade de brincar com este egocentrismo, de utilizar uma lição tão simples como a do “praticar o bem” e nas piadas muito engraçadas (ainda que ofensivas), o filme não passará de umas horas de fácil entretenimento.

5.5/10

Ficha Técnica:

Título Original: This Is the End

Realizador: Evan Goldberg, Seth Rogen

Argumento: Evan Goldberg, Seth Rogen

Elenco: James Franco, Seth Rogen, Jonah Hill, Jay Baruchel, Danny McBride, Craig Robinson, Michael Cera

Género : Comédia

Duração: 107 min