786858_0

“Praxe solidária” é a nova iniciativa da UTAD

A academia transmontana tem dado que falar pelo novo estilo de praxe que tem tido desde o começo deste ano letivo: campanhas de limpeza, recolhas de alimentos, angariação de fundos, entre outras atividades dinâmicas, são exemplos de uma ação de integração que a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro adotou por forma a integrar os seus novos alunos na vida académica.

A ideia partiu do novo reitor Fontainhas Fernandes, que em diálogo com a AAUTAD (Associação Académica da UTAD) e com o Conselho de Veteranos, resolveu implementar novas práticas que, não só permitissem receber os seus novos alunos, como também para dignificar a imagem da Universidade. “Estas atividades serão organizadas conjuntamente pelas Escolas, Departamentos, Cursos e Comissões de Curso e enquadradas em contextos mais abrangentes. Pretende-se instituir um sistema de tutoria aos estudantes do 1º ano, para efeitos de integração e acompanhamento por docentes, bem como estabelecer sistema de horários e de práticas pedagógicas e de avaliação contínua desincentivadoras da praxe tradicional, pela ocupação produtiva do tempo dos estudantes.” é o que se pode ler num comunicado de imprensa que está na página oficial da Academia.

Os caloiros que ingressaram neste ano na UTAD têm sido envolvidos em campanhas de limpeza, recolha de alimentos e angariação de fundos para Instituições Particulares de Solidariedade Social. A RTP, na peça que fez dedicada ao tema no dia 28, classificou as praxes da academia transmontana como “criativas e solidárias”.

praxe1

Aliás, a iniciativa que mereceu o destaque nessa mesma peça foi uma iniciativa da parte do curso de Teatro e Artes performativas que contou com o apoio do Conselho de Veteranos e da AAUTAD. Teve lugar durante a noite na Rua Direita e contou com atividades de animação levadas a cabo pelos caloiros que animaram uma das zonas comerciais da cidade. “A arte volta a uma das principais ruas de Vila Real,onde diversão e solidariedade são as palavras chave.” é a descrição que pode ser lida no evento de facebook, intitulado Arte Solidária.

1271113_521180251290989_1991623405_o

O vídeo que se segue mostra-te uma amostra dessa noite que deu que falar não só pela intenção, mas também pela animação que proporcionou a estudantes e vilarealenses.

Fugindo à forma tradicional de praxe, esta nova iniciativa que está a ser bem recebida por parte de toda a academia tem dado bastante que falar por razões positivas. Estas ações visam a implementação de hábitos saudáveis assim como de iniciativa de participação em boas causas aos seus novos estudantes. Poderás ver a peça que a TVI fez aqui, e também a peça da RTP aqui. Também à SIC  o tema não passou ao lado.

http://youtu.be/LwYHNV1PE-E

Mais Artigos
Alexandra Lencastre Estamos Aqui
Alexandra Lencastre internada com Covid-19