Bem-vindo à décima-terceira edição da Life-Tech, a rubrica que te coloca a par das mais recentes inovações tecnológicas. Nesta edição pretendo mostrar-te que é possível juntar os utensílios mais elementares às tecnologias mais avançadas: um projeto inovador que ajuda a reduzir o consumo de energia na refrigeração de bebidas em pouco tempo, um iPhone que «quase» parece um lego e um eficiente protótipo que avisa quando recebemos um simples e-mail.

Tech-Long

Um projeto inovador apoiado pela União Europeia (UE) refrigera, em apenas 45 segundos, qualquer género de bebidas, prometendo tornar os dias de calor mais «frescos» e ao mesmo tempo poupa energia e reduz o impacto ambiental. Esta promissora tecnologia, conhecida como Rapidcool, permite que as bebidas pré-embaladas e armazenadas à temperatura ambiente sejam refrigeradas em menos de um minuto e até 4ºC.

Este conceito foi desenvolvido pela empresa britânica Enviro-Cool Limited, que recebeu um financiamento europeu de 903.000 euros para apoiar o progresso do conceito até à sua produção comercial e o resultado traduziu-se numa tecnologia de ponta que alcança eficiência energética através de «arrefecimentos ultrarrápidos».

Rapdicool

A ideia surgiu devido à existência de estudos que comprovam que em toda a Europa os frigoríficos e congeladores comerciais consomem 85 TWh de eletricidade por ano, o equivalente às necessidades energéticas de 20 milhões de famílias. Por isso, a Rapdicool  consegue centrifugar as bebidas a alta velocidade sem causar o efeito de efervescência do gás depois de ser aberto. Esta centrifugação causa um efeito que foi batizado de «Vortex Rankin» que acelera a refrigeração dos líquidos sem prejudicar a sua composição e, melhor ainda, poupa 80% de energia, comparativamente a alguns refrigeradores com vitrina aberta e 54% de poupança em  refrigeradores de porta de vidro.

Em custos de eletricidade, a poupança ronda os 832 euros por frigorífico num ano, comparativamente aos tradicionais refrigeradores de vitrina aberta, e 219 euros relativamente a refrigeradores de porta de vidro.

No entanto, é já no mês de outubro que se iniciam testes destinados aos consumidores e que estão planeados para começarem num supermercado da Holanda. Em andamento está, ainda, a disponibilização de uma gama de produtos destinada ao uso doméstico e outra para uso comercial.

A melhor parte, é que assim que esta nova tecnologia estiver à venda no mercado, poderá ser usada em casa, no local de trabalho, bares, restaurantes e hotéis para o arrefecimento de diversas bebidas, desde latas de 150ml a garrafas de vinho de 750ml.

Podes procurar mais informações sobre esta máquina refrigeradora no vídeo abaixo:

Tech-Short

O iPhone que mais parece um lego

A empresa Belkin, líder global reconhecida em soluções de conectividade, assinou uma parceria com a Lego para o lançamento de uma capa oficial para o iPhone, que permite aos milhares de fãs destes brinquedos construírem as suas próprias combinações. Os novos iPhones já estão espalhados pelas redes sociais, «oferecendo» uma diversidade de capas cobertas por uma base com o encaixe universal desta marca dinamarquesa. Quem disse que já não era possível surpreender no interminável universo das capas para os iPhones?

Capas iPhone 5

Protótipo que avisa quando recebemos e-mails

Por muitos equipamentos que se tenha, por vezes não há nada melhor do que ter um inovador protótipo para nos mostrar informação realmente importante e prioritária que não queremos que fique perdida no meio de spams, widgets ou notificações que podem ficar por entregar num smartphone com bateria descarregada. Usando um dos pequenos Arduino Yún com wifi é extremamente simples criar um sistema que apresenta informação num pequeno display e que, neste caso em concreto, avisa se recebemos e-mails importantes na nossa conta gmail.

Este equipamento funciona, apenas, através de um LED que serve para informar e tudo o resto fica a cargo do software. Neste caso em concreto, temos um curl (uma url externa) que vai buscar o feed ATOM de uma label definida na tua conta gmail (para a qual redirecionarás os e-mails que considerares importantes, usando filtros e regras) que depois será processado e usado para ligares o LED de aviso e que te mostrará, por fim, o número de e-mails importantes por ler.

E-mails 3