Para onde vai o teu dinheiro afinal? Sabes exatamente quanto gastas e em quê? Uma startup portuguesa pretende ajudar-te a descobrir e a poupar mais que uns trocos ao final do mês. Fundado em janeiro deste ano, o Boonzi é a resposta nacional à crise e ao descontrolo financeiro dos portugueses.

Se és estudante universitário ou entraste no mercado de trabalho há relativamente pouco tempo, as hipóteses de viveres com um orçamento mensal reduzido são bastante elevadas. Segundo um estudo realizado em março deste ano pelo Observador Cetelem, apenas 30% dos portugueses sabem quanto ganham e quanto gastam por mês. Fazes parte deste grupo?

Felizmente, numa altura em que somos obrigados a um rigoroso controlo orçamental, existem várias soluções para nos ajudar a controlar as nossas finanças pessoais. Há quem prefira usar o seu caderno de estimação onde aponta tudo, outros recorrem ao Excel e os amantes de tecnologia procuram, certamente, as últimas apps e softwares que lhes facilitem a tarefa.

João Saleiro, CEO do Boonzi, costumava recorrer ao Excel e garante que funcionava, mas «dava trabalho e era chato, pois perdia tempo a levantar e categorizar todas as transacções», revela, e com isto perdia também muito tempo». Para João Saleiro, o aumento das responsabilidades da vida adulta fez também crescer o número de transações e, com isso, o tempo “perdido” a levantar despesas. «Era tão chato, que por vezes via-me a adiar o levantamento de despesas durante semanas – “faço isto amanhã…“. Um adiar diário até voltarem as surpresas no extracto.»

Quem está atento às novidades em softwares e tecnologia poderá já ter ouvido falar em nomes como Manilla, Mint, ou YNAB (You Need a Budget). Contudo, a maior parte dos softwares de finanças pessoais que são grátis são também estrangeiros e, como tal, não suportam bancos portugueses.

Para contornar este obstáculo e oferecer uma forma de poupar dinheiro e ter mais controlo sobre os gastos, foi lançado o Boonzi. Desenvolvido por e para portugueses, este software de gestão de finanças pessoais pretende distinguir-se das outras alternativas de controlo do orçamento ao poupar tempo ao utilizador através das suas características únicas.

1. O Boonzi é brutalmente honesto

vista geral - receitas e despesas

vista geral - top despesas

Ao entrar no software, dás de caras com o teu dinheiro real, as entradas e saídas de dinheiro, bem como as categorias em que gastas mais dinheiro. Só para que nunca te esqueças. Como é que ele faz isto? Podes inserir as tuas transações manualmente, mas para isso mais vale continuares com o Excel. Uma das vantagens do Boonzi é que podes importar as transações a partir do teu home banking (podes fazê-lo até com múltiplas contas em vários bancos) com um simples copy&paste. Ou seja, é muito rápido e totalmente seguro, pois nunca tens que fornecer os teus dados bancários e ligar de alguma forma o Boonzi às tuas contas.

2. Não lhe escapa nada

transações

Após fazer a importação das transações da tua conta bancária, podes atribuir categorias a cada gasto, como neste exemplo (roupa, comida, saúde, etc.). Mais uma vez, este processo é rapidíssimo, pois não vais ter que categorizar cada movimento. Terás que o fazer apenas uma ou duas vezes, pois o Boonzi aprende contigo e, mais tarde, ao introduzires uma transação semelhante a uma que já tenhas inserido anteriormente, ele reconhece a categoria.

Depois de dizeres ao Boonzi quais são as tuas receitas e despesas, ele mostra-te os teus gastos em gráficos, para teres uma melhor noção de onde gastas a maior parte do teu dinheiro. Este software dá-te três hipóteses de gráficos – de fácil leitura – para melhor compreenderes e conheceres as tuas finanças pessoais.

categorias - gráfico1

categorias - gráfico 2

 

categorias - gráfico 3

3. Poupa-te tempo e trabalho

Para não teres que estar sempre a registar aquelas despesas que são fixas – renda, contas da casa, mensalidades, etc. – podes agendar transações no Boonzi. Ou seja, uma vez que pagas certos valores fixos todos os meses, podes pedir ao Boonzi para te criar essa transação para que não tenhas o trabalho de a registar mensalmente. Podes classificar essa transação como única, semanal, bimensal, mensal, anual, etc. Tudo para te facilitar a vida.

criação de transação automática - agenda

O objetivo do Boonzi é que as tuas surpresas comecem a desaparecer no fim do mês e que o teu saldo comece a aumentar, isto depois de identificares as tuas despesas todas de forma fácil e rápida. Damos-te ainda uma breve lista dos prós e contras desta aplicação:

Prós: é um software simples e inteligente, feito para simplificar o que não precisa de ser complicado. O interface é muito intuitivo e o design é fresh&clean, o que o torna bastante apelativo.

Contras: não é gratuito (custa 39.99€ sem descontos*), mas por outro lado só se paga uma vez e as atualizações são grátis durante um ano (se quiserem continuar a usar o produto após esse ano podem perfeitamente fazê-lo sem pagar mais e ele vai continuar a funcionar). Não tem (ainda) versões para Android e iOS, embora conste dos planos da empresa.

E tu, tens o hábito de controlar as tuas finanças pessoais ou tens intenção de o começar a fazer nos próximos tempos? Que método utilizas ou pensas utilizar? Se quiseres ver e experimentar o Boonzi podes fazê-lo gratuitamente AQUI.

*O Boonzi está a oferecer um desconto de 33% para desempregados na aquisição de uma licença até dia 25 de novembro de 2013. Mais informação aqui.