A gala, que está agendada para o dia 10 de novembro em Amesterdão, conta com as nomeações das bandas portuguesas The Gift e Os Azeitonas para o prémio Portuguese Best Act. A competir para o mesmo prémio estão também os músicos Filipe Pinto, Mónica Ferraz e Ritchie Campbell.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, Os Azeitonas e Mónica Ferraz voltam a ser nomeados para A Melhor Atuação Portuguesa, mas desta vez disputando o prémio com candidatos diferentes. Em 2012, foi Aurea quem se consagrou vencedora, eliminando os rivais anteriores e Amor Electro e Klepht.

No que diz respeito a outras categorias, Lady GaGa, Justin Bieber, Miley Cyrus e Robin Thicke lutam por quatro prémios cada um. GaGa e Miley  competem pelos títulos de Melhor Artista Feminina e Melhor Vídeo, categoria à qual se junta Robin Thicke. As nomeações para a 20ª edição dos MTV EMA contam com Taylor Swift, Bruno Mars, Green Day, Thirty Seconds to Mars, Daft Punk, Rudimental, Icona Pop e One Direction, cada um na luta para três categorias (com Harry Styles dos 1D a concorrer também para Melhor Look).

As votações abriram no dia 17 deste mês e os fãs podem votar através do site www.mtvema.com até ao dia 8 de novembro.

Os MTV Europe Music Awards, uma cerimónia destinada à entrega de prémios musicais na Europa desde 1994, irão decorrer pelas 20h00 do dia 11 e contam com muitas surpresas, reunindo os nomes mais célebres da música a nível internacional.