Saíram as colocações no ensino superior. Começa a azáfama e as preocupações, mas ao mesmo tempo o entusiasmo frenético de começar o novo ano lectivo numa nova ou de volta à cidade estudantil.

A frase «Aluga-se quarto» ganha contornos desmedidos nesta altura. Por isso, o Espalha-Factos apresenta-te um guia para te orientares na procura de quarto ou casa, mas com uma particularidade: damos-te a conhecer residências de luxo para estudantes.

É verdade que estamos em tempos de crise, mas pode uma mansão com jardim, vistas desafogadas, piscina, salas de jogos, lareira e barbecue ser uma casa para universitários? Claro que pode! Em Lisboa, pode.

A Uniplaces é a nova coqueluche de Lisboa. É uma espécie de «classificados» para alojamento universitário, que conta já com cerca de 18 mil anúncios, e nasceu quando Miguel Santo Amaro, na altura estudante em Londres, e mais três colegas chegaram à conclusão como era difícil encontrar um lugar para morar. Quando chegaram a Portugal, decidiram pôr mãos à obra e concretizar este projeto que ganhou, o ano passado, o prémio nacional de indústrias criativas.

Indicando a universidade que irás estudar e as características do quarto/casa que procuras a Uniplaces proporciona-te a facilidade de procurares, apenas em Lisboa ou Londres, qual será o quarto/a casa mais perto da faculdade ou do centro da cidade e o preço da renda que estás disposto a pagar.

                uniplaces.com

Existem vários preços para várias carteiras e gostos. Um das residências de luxo da capital fica no número 27 da Calçada dos Mestres, em Campolide, localizada perto da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Politécnico. Esta mansão com quartos amplos e mobilados, cozinha «super» equipada, ar condicionado, televisão, limpeza semanal e com todas as despesas incluídas no preço, já foi uma moradia de família, mas a proprietária virou-se para o mercado universitário.

Há quartos para solteiros ou para casais, para estudantes nacionais ou estrangeiros e até para docentes.                                                                                                                     Campolide Uniplaces

Apesar, de haver várias casas/quartos a vários preços, a principal mansão em Campolide contém mensalidades entre os 550 e os 800 euros. Caso para dizer, poucos podem pagar estes preços em tempo de crise, mas muitos desejavam ter este tipo de «mordomias».

Melhor que ler é ver com os próprios olhos. Podes visualizar como é a principal mansão da Uniplaces aqui:

 Residências de Luxo 1 – Campolide

No entanto, a Uniplaces contém outras casas/quartos com preços mais acessíveis, mas nunca descurando o bom gosto do espaço universitário.

Podes visualizar as outras residências espalhadas por Lisboa aqui:

Residências de Luxo 2 – Almirante Reis

Residências de Luxo 3 – Telheiras

Residências de Luxo 4 – Marquês de Pombal

 

Apesar do Espalha-Factos querer contrariar estes tempos de crise e ter como objetivo mostrar residências que «vão para lá do comum», mostramos-te outros links de quartos mais em conta, nomeadamente:

– Pesquisa a nível nacional: Site 1quarto

– Se vais estudar para o Porto, a plataforma da Federação Académica desta cidade pode ajudar-te na procura de casa/quarto, através da instituição de ensino em que ficaste colocado: Site Alojamento Académico: FAP

– Se vais estudar para o estrangeiro ou caso pretendas ficar por cá, podes aceder a este portal com 16 mil anúncios relativos a quase mil locais do mundo: Site Erasmus

Contudo, se nada te agradar podes sempre procurar a solução mais económica para ti, procurando no motor de busca do teu facebook, através das palavras «Arrendar» ou «Alugar» ou então podes procurar as residências universitárias geridas pelos serviços de ação social do teu estabelecimento de ensino.