8

Peso da Régua recebe exposição inédita na ponte pedonal

O Espalha-Factos esteve na inauguração da exposição do projeto Entre Margens sobre a ponte pedonal que liga o concelho da Régua ao concelho de Lamego. Foi perante um deslumbrante cenário que foram apresentados trabalhos dos 12 fotógrafos convidados e imagens dos 31 fotógrafos emergentes que participaram no projeto entre 2011 e 2013.

O projeto Entre Margens foi concebido em 2011 e tem como objetivo unir oito municípios durienses em redor dum rio, aliado à cultura. E assim, tornar o Douro tema e objeto da fotografia artística contemporânea, tal como aponta a organização do projeto.

À margem do evento, Fernando Seara, diretor do Museu do Douro, referiu tratar-se de “um projeto sentido por toda a gente. É integrador, é um projeto que une e proporciona momentos de convívio e alegria” e quanto ao balanço afirmou ter sido positivo. Quanto ao futuro depois do Entre Margens, apenas referiu haver “futuro para o Museu do Douro” continuando a trazer “projetos para o território e para a região”.

14

Questionado acerca do balanço deste projeto, Nuno Ricou Salgado, diretor da Procurar.arte Associação Cultural e autor do mesmo, confirmou o grande sucesso da iniciativa, afirmando que “apesar de este projeto não estar planeado para o Douro, encontrou ali os parceiros certos”, resultando num “casamento feliz”. Quanto ao futuro, “há muito interesse e vontade em continuar o projeto no Douro. No entanto, é preciso saber com que meios é possível levá-lo em diante”.

Uma das fotógrafas que viu o seu trabalho reconhecido nesta exposição foi Inês Nogueira Mesquita, atualmente a estudar na cidade do Porto, e que fotografou na sua aldeia natal, Medrões; salientando que o “Douro é muito fotogénico”.

Durante o seu período de existência, durante os verões de 2011 a 2013, este projeto contabilizou 34 exposições, que para além dos oito municípios parceiros também se expandiu para Bordéus e Lisboa; 600 fotografias, 85 espetáculos, 10 ações de formação e 5 conferências internacionais.

Assim, a cidade do Peso da Régua recebe a última etapa deste projeto, apresentando as fotografias nos cubos, paralelepípedos e framelights que marcaram as exposições do Entre Margens. Pode ser visitado desde o dia 14 de setembro até 13 de outubro, na Ponte Pedonal do Peso da Régua.

1758

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Joker Vasco Palmeirim
Ida para a TVI? Vasco Palmeirim não tem dúvidas sobre a resposta