A revista Cafébabel.com atribuirá um prémio no valor de 500 euros à melhor fotografia ou conjunto de fotografias de jovens emigrantes. O concurso fotográfico decorre até ao dia 31 de outubro e está aberto a fotógrafos amadores e profissionais residentes na Europa. Pretende-se que partilhem, desta forma, as suas vivências mas também toda a envolvência associada às (e)migrações.

O júri encarregue de fazer a avaliação dos trabalhos é composto por dois fotógrafos profissionais, um jornalista convidado, um jovem migrante e um membro do projeto Babel Migrations. Os interessados devem enviar um email para [email protected] e aguardar uma resposta com os pormenores sobre o procedimento a seguir.

As fotografias a concurso serão divulgadas no site da revista e, mais tarde, mostradas em Berlim, Alemanha e noutras cidades europeias aderentes ao projeto.

As dificuldades económicas e o difícil acesso ao mercado de trabalho levam cada vez mais jovens a largar o país de origem e partir à conquista de oportunidades de trabalho em países com os quais, na maioria das vezes, não têm ligação mas onde acabam por encontrar uma segunda casa.