O Espalha-Factos marcou presença na apresentação à imprensa do Quem Quer Ser Milionário, a mais recente aposta da RTP1. Esta nova edição tem como anfitriã Manuela Moura Guedes, que marcou presença no evento. Hugo Andrade, o diretor de programas da estação pública e Francisco Vasconcelos, o responsável pela Valentim de Carvalho – produtora do concurso -, também estiverem presentes.

Na reentré televisiva, que se prolonga até ao início de outubro, a RTP1 lança um dos concursos mais relembrados pelo público: o Quem Quer Ser Milionário. Manuela Moura Guedes sucede a Carlos Cruz – o primeiro apresentador -, à também jornalista Maria Elisa, ao ator Diogo Infante, a Jorge Gabriel e, por último, a José Carlos Malato que foi o anfitrião da versão Alta Pressão. O programa de estreia vai para o ar dia 23 de setembro, próxima segunda-feira, pelas 22h, no horário nobre da RTP1, tal como avançam as promos que já circulam pelos meios de comunicação.

quemquersermilionario (5)

Hugo Andrade revelou que existia “a vontade, desde há algum tempo atrás, de recuperar programas antigos” que marcaram os espectadores, sendo que o próprio vê o Quem Quer Ser Milionário clássico como “o concurso”, a origem de muitos outros formatos. O diretor de programas da RTP1 revelou que pretende uma estação “ligada às famílias no prime time”, apontando a sua gestão da grelha para um target mais familiar. A escolha da ex-jornalista da TVI foi uma proposta da Valentim de Carvalho, que foi aceite por Luís Marinho, diretor geral de conteúdos, e por Andrade de forma “natural”Manuela Moura Guedes afirmou que “depositaram uma enorme confiança em mim”, revelando aos presentes que se está a “divertir”, acrescentando que este é um programa “de entretenimento mas, ao mesmo tempo, inteligente”.

A jornalista de profissão acrescentou que “gosto de conversar com as pessoas” e que “ao ver as promoções achei que tinha uma postura diferente”, distanciando-se do perfil que a marcava anteriormente. Moura Guedes começa a gravar amanhã, terça-feira, três emissões por dia, num total – para a primeira temporada – de 100 programas confirmados. Agora no mundo do entretenimento, Manuela Moura Guedes afirma estar contente com a sua equipa e com o programa que lhe propuseram.

quemquersermilionario (7)

Num dos pavilhões da produtora Valentim de Carvalho está montado o estúdio: as duas cadeiras centrais que marcam o habitual frente-a-frente entre a apresentadora e o concorrente; ao redor encontram-se seis cadeiras dos concorrentes iniciais; e, depois, duas bancadas para o público presente que será uma das ajudas possíveis. O azul e o laranja dominam o cenário, inicialmente, dando lugar ao vermelho nos momentos de tensão que se irão viver naquele espaço. O cenário revelou-se fiel ao original, tal como concluíram os peritos detentores dos direitos do Quem Quer Ser Milionário, segundo as declarações de Hugo Andrade.

Nesse mesmo estúdio foi dado a conhecer – ou a relembrar – o conceito do programa com uma pequena simulação da emissão com a repórter do Só Visto, Joana Teles. A primeira prova, o Dedo Rápido, envolve os seis concorrentes iniciais, os quais têm de acertar na resposta e, ao mesmo tempo, serem os mais rápidos. O mais veloz e certeiro será escolhido para jogar ao Quem Quer Ser Milionário. Há ainda as habituais ajudas do público, do telefone e o 50/50. A Árvore do Dinheiro dispõe de vários patamares, sendo o prémio final de 100 mil euros.

Fotoreportagem de André Cardoso.