A 7ª edição do MOTELx chega ao fim e para trás ficam cinco dias repletos de bom cinema e do mais terrorífico que se fez nos últimos dois anos. O festival encerra com chave de ouro, projetando You’re Next e premiando O Coveiro como a melhor curta portuguesa de terror.

A sessão de encerramento de mais um MOTELx estava completamente esgotada. A Sala Manoel de Oliveira não podia estar mais cheia e expectante. O júri finalmente chega ao palco e anuncia que Rui Pilão, com o seu Desespero, ganha uma menção honrosa devido ao argumento refletir uma realidade que assola o nosso país atualmente. Mas foi André Gil Mata quem levou o prémio da noite para casa, o realizador de O Coveiro que não esteve presente mas agradeceu através de um vídeo projetado na grande tela.

1235180_10151612661002231_1198066613_n

O final tornou-se cada vez mais próximo quando fizeram chegar ao palco muitos dos nomes internacionais que ajudaram a compor a excelente programação deste ano do festival. Os aplausos foram-se dividindo mas Hideo Nakata e Tobe Hooper receberam as ovações da noite com o público em euforia. Hooper ainda levou para casa um prémio de mérito por ser considerado um dos mestres do terror. O realizador de Texas Chainsaw Massacre mostrou-se surpreso e apenas afirmou: “Lisbon rocks”.

You’re Next – 8/10

sq_yournext_02_940x350

You’re Next foi o filme escolhido para a sessão de encerramento e não poderia ter havido uma melhor escolha. You’re Next foi talvez um dos filmes com maior tensão dramática que passou pelo MOTELx num cruzamento muito estranho entre Sozinho em Casa com Sexta-Feira 13.

Na sua mansão, a família Davison celebra o aniversário de casamento do pai e da mãe. De súbito, são atacados por um bando de assassinos mascarados que os encurralam em casa. Numa luta implacável pela sobrevivência, uma das vítimas revelar-se-á o mais talentoso dos assassinos.

O filme arranca bastante bem, enganando um pouco o público com os típicos barulhos paranormais de uma típica mansão assombrada que vai assustando a Sr. Davison, mas o mais engraçado é perceber depois que este filme nunca irá girar em volta de acontecimentos sobrenaturais, mas simplesmente de horrores bem reais causados pelos próprios humanos.

sq_yournext_04_940x350

Mas é quando a família se reúne toda na mansão Davison que a ação se começa realmente a desenrolar, o jantar de família serve para ver um dos melhores momentos cómicos do filme mas também é o ponto fulcral para os acontecimentos que se seguirão. É a partir daqui mesmo que You’re Next cresce enquanto filme de terror. Rapidamente vemos a família feliz viver um completo banho de sangue mesmo dentro das suas portas e paredes, percebemos o quão impotentes por vezes as pessoas são face a circunstâncias alarmantes e, acima de tudo, vemos como a personagem da atriz Sharni Vinson cresce. Erin passa da rapariga meiga à heroína destemida que tenta salvar toda uma família.

Com muita tensão dramática e alguns aspetos gore bem interessantes, You’re Next torna-se num dos filmes mais interessantes desta edição do MOTELx, encerrando assim com chave de ouro mais um ano do festival que mais assombra Lisboa.