neruda

Allende e Neruda celebrados pela Fundação Saramago

É amanhã, quarta-feira, que a Fundação José Saramago assinala os 40 anos da queda da democracia, no Chile, levando à morte do famoso poeta Pablo Neruda e do Presidente Salvador Allende, em 1973.

A fundação do escritor português, em conjunto com a Fundação Mário Soares, oferecem um programa de duas partes, onde a primeira se dedica a Allende e a segunda a Neruda e à sua obra. A programação conta ainda com conferências, na quarta-feira, com Fernando Rosas, Mario Dujisin e Pilar del Río sobre o presidente chileno e com Fernando Pinto do Amaral e Raquel Baltazar sobre Neruda, no dia 23, segundo o Público.

A programação conta ainda com a exposição Chile: Memória Resgatada, com fotografias de Armindo Cardoso e um ciclo de cinema sobre Allende. O DocLisboa organizou ainda uma sessão de cinema 1973-2013, o Golpe de Estado no Chile 40 anos depois, de 14 a 23 de outubro.

Em 1973, o Chile sofre um golpe de Estado que leva à queda da democracia, impondo a ditadura militar, liderada por Augusto Pinochet até 1990. Durante a ditadura morreram mais de 2200 pessoas, por motivos políticos, e mais de 35 mil foram feitas prisioneiras.

Mais Artigos
princípio meio e fim bruno nogueira
‘Princípio, Meio e Fim’. Conhece as personagens do novo programa de Bruno Nogueira