Na semana passada, a Apple enviou, para as principais redacções internacionais de tecnologia, um convite para um evento a 10 de setembro, com o intuito de apresentar ao mundo a nova linha de telemóveis da marca californiana. É quase certo o anúncio do iPhone 5S e ainda de um novo dispositivo low-cost, o iPhone 5C. Neste artigo vamos passar em revista os principais rumores que circulam na internet sobre estes novos equipamentos.

Apple

O convite mostra desde logo a nova tendência da Apple, em que a cor é bem vinda e abandona a imagem bastante simplista. Aliás, a cor presente neste convite permite obter confirmações para vários rumores., mas a seu tempo lá chegaremos. Fica com a lista dos principais rumores difundidos nos últimos dias:

O Nome

Seguindo a estratégia da Appleo novo iPhone vai ser o iPhone 5S. Apesar de ter havido, na Internet, a dúvida de que este iPhone podia ser o 6, as imagens que vazaram com as caixas do low-cost iPhone 5C tiraram todas as interrogações, pois fazia pouco sentido ter um iPhone 6  e outro iPhone 5C.

Ecrã maior

Este rumor é pouco plausível. Já surgiram na Internet várias imagens com o corpo do novo iPhone e é possível ver que este tem o mesmo tamanho do actual iPhone 5. O iPhone 5S vai manter o ecrã de 4.8″.

Processador mais rápido

Várias imagens mostraram que o chip no novo iPhone mudou de lugar, o que indica que vão haver alterações a nível de hardware. Foi noticiada a possibilidade de um novo chip para o Apple A7, que irá substituir o A6X e que será mais rápido cerca de 31% que o seu antecessor. Para além da rapidez, o novo processador poderá ser mais eficiente do ponto de vista energético, no entanto não há grande informação relativamente a este ponto.

Armação dourada e graphite

Que novas cores vão invadir os iPhones é algo que parece certo. São várias as imagens que mostram as novas armações em duas cores novas. Tal como disse no início, esta nova política da Apple aposta muito nas cores. Além disso,  há muito tempo o público tem pedido novas cores para os iPhones.

GoldiPhone1

Scanner de impressões digitais

Este é um dos rumores que “mais tinta tem feito correr”, pois muito se tem pensado no porquê de um leitor de impressões digitais num telemóvel. O que é certo é que a Apple comprou uma empresa especializada nesta tecnologia e no último ano patenteou uma tecnologia de detecção de impressões digitais. Há ainda programadores que dizem que está presente no código do iOS7 espaço para a implementação desta tecnologia. É difícil dizer se é um rumor plausível ou não, mas o que é certo é que não é tão disparatado como se pode pensar.

O telemóvel low-cost

Parece que é desta que o iPhone low-cost vai sair. O iPhone 5C, nome que tem aparecido em várias imagens na Internet, vai marcar o primeiro evento em que a Apple lança dois telemóveis de uma só vez. O timing do lançamento deste telemóvel mais económico não é inocente, a Apple quer recuperar a liderança no mercado dos smartphones perdida para a Samsung. O iPhone 5C, que muitos acreditam ser C de China, terá como principais mercados os países emergentes.

Não se sabe quais os componentes que equiparão este dispositivo, no entanto é certo que serão componentes de antigos iPhones e cujo preço de investigação já está pago, o que permite baixar o preço final do produto. Este iPhone 5C, tem ainda outro C especial, o das Cores. A parte de trás do telemóvel vai ser de plástico, à semelhança dos Nokia Lumia, e tal como estes telemóveis, também terão várias cores.

iphone_5c_dummy_color-21

São estes os principais rumores que marcam o evento de dia 10. Não percas amanhã a análise completa a tudo o que se passou na keynote da Apple.