444969893_1280

MOTELx: Realizadores portugueses em entrevista – João Seiça

MOTELx está a chegar e traz consigo o Prémio Yorn MOTELx – Melhor Curta de Terror Portuguesa 2013, o único galardão do Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa. A concorrer para este prémio estão nove curtas-metragens nacionais: Bílis Negra, de Nuno Sá PessoaDesespero, de Rui PilãoA Herdade dos Defuntos, de Patrick Mendes, Longe do Éden, de Carlos Amaral, Nico – A Revolta, de Paulo Araújo, O Coveiro, de André Gil MataHair, de João SeiçaMonstro, de Alex Barone, e Sara, de Miguel Ângelo.

Espalha Factos entrevistou os nove realizadores, que apresentam os seus filmes, e falam sobre o atual estado do cinema português.

Fica hoje a conhecer João Seiça e a sua curta-metragem Hair.

Joao_Seica

Hair venceu o prémio para melhor filme experimental no Freenetworld International Film Festival, em 2012, na Sérvia. Como é agora estar na corrida para Melhor Curta de Terror Portuguesa no MOTELx?

João Seiça – Fiquei muito contente quer pelo prémio na Sérvia, quer pela seleção do MOTELx. O filme tem andado este ano em tournée pela Europa e está neste momento em Veneza com o Cannes in a Van. É sempre bom poder mostrar o trabalho em vários sítios e com públicos diferentes.

A mulher está no centro desta curta-metragem. O que nos traz Hair e de onde surgiu a ideia?

JS – A Lou, que escreveu este filme, trabalha em moda e desenvolveu um problema de alopécia [queda de cabelo] num momento complicado da sua vida. Foi através da questão de como nos vemos na moda e como a moda quer que nos vejamos que este filme foi construído.

 HAIR_06

Como é que pêlos e cabelos o fizeram chegar a um filme de terror?

JS – Os nossos temores e terrores estão nas coisas mais comuns e neste caso no terror de não sermos aceites pelos outros.

Quais são as suas principais influências cinematográficas?

JS – Alguns dos filmes que mais admiro são A Herdeira, de William Wyler, Repulsa, de Roman Polanski, In The Mood For Love, de Wong Kar Wai,  Mulholland Drive, de David Lynch, e The Shining, de Stanley Kubrick.

HAIR_02

Inês Moreira Santos

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
breaking bad Better Call Saul
‘Better Call Saul’ poderá trazer de volta os protagonistas de ‘Breaking Bad’