fb_400x400assn

Mar e luz juntam-se no festival “Lumina” em Cascais

De 13 a 15 de setembro Cascais recebe a 2º edição do Lumina – Festival de Luz que irá transformar vários pontos da cidade em lugares mágicos, onde a luz e o mar se irão juntar numa experiência cultural inovadora, com entrada gratuita.

Ao longo das três noites, mais de duas dezenas de artistas nacionais e internacionais surpreenderão o público com instalações e espetáculos a céu aberto de luz e cor, que incluem efeitos 3D, mapping, projeções multimédia gigantes, esculturas luminosas e projeções gigantes. Os palcos deste festival serão vários locais de referência de Cascais, incluindo a Baía de Cascais, o Parque Marchal Carmona e edifícios históricos da Vila.

Nas várias intervenções, os artistas procurarão, sobretudo, interagir com o público em geral, com vista a provocar sensações diferentes e únicas dos mais miúdos aos mais graúdos, envolvendo a comunidade no espírito do festival. Um dos espetáculos será levado a cabo pelo artista alemão Jan Ising com a obra “Faces, um projeto multicultural de vídeo-arte, que conta com a participação dos próprios habitantes de Cascais.

Com o objetivo de tornar o espectador num ator influente na peça artística, o Lumina é uma criação dos artistas Nuno Maya e Carole Purnelle, responsáveis pelo atelier OCUBO.com e autores das maiores projeções multimédia em edifícios em Portugal, em que o fator interatividade é o mais frequente nas suas obras. Outra das características do evento, enquanto integrante numa rede internacional de Festivais de Luz, é a utilização de novas tecnologias com o propósito de alcançar uma maior eficiência energética.

O programa irá acolher ainda atividades que decorrerão na Marina de Cascais, incluindo workshops e artist talks (conversa com os criadores do festival), espaço de restauração com gourmet luminoso e uma Lumina Shop para adquirir objetos luminosos para que todos façam parte da iluminação noturna de Cascais.

Cascais foi a primeira cidade onde ocorreu a primeira experiência de iluminação pública elétrica em Portugal e também a pioneira como terra de faróis, o que nos lembra precisamente a ligação desta terra com a luz e o mar.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
britney-spears-show-brasil-ingressos
Britney Spears sob tutela: “isto nunca aconteceria a um homem”