Novo Slide To Read Logo

Slide to Read [#14] – Rentrée no ano de trabalho

Bem vindo ao Slide to Read, onde podes encontrar as melhores apps e dicas para aproveitar o máximo do teusmartphone ou tablet e pôr os gadgets ao teu serviço. Nesta edição do #S2R vamos aproveitar a entrada em Setembro, fazer uma última visita às fotos de verão no Facebook, exorcizar a choraminguice toda que acompanha a antevisão de um novo ano de trabalho e revisitar um tema familiar: apps para produtividade na escola, faculdade ou trabalho.

Na primeira edição de sempre do #S2R, vimos quais são as apps absolutamente essenciais para fazeres do teu smartphone tablet os melhores instrumentos de trabalho, incluindo processadores de texto, apresentações, leitores de PDF e armazenamento online. O artigo de hoje vem complementar essa selecção:

Além da paixão, o outro grande motor do trabalho é…

Moni: Estado financeiro actual e últimas transacções
Moni: Estado financeiro actual e últimas transacções
Moni: Introdução rápida de uma transacção
Moni: Introdução rápida de uma transacção
Moni: Interface de edição das transacções
Moni: Interface de edição das transacções

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

…o dinheiro, e para o bem e para o mal, temos de geri-lo. Entra em palco o Moni: esta app passou a viver no primeiro home screen do meu smartphone precisamente pela sua utilidade. Ao permitir configurar todas as tuas contas (pessoalmente, tenho a minha conta à ordem e outra designada “cash“), tens nesta app uma visão geral das tuas finanças. Uma interface elegante e intuitiva deixa-te rapidamente introduzir débitos ou créditos realizados, completos com detalhes como data, hora e notas associadas à transação. Em termos de segurança, a Moni não tem acesso direto às tuas contas por uma questão de privacidade, e o acesso à aplicação é barrado pelo pedido de um código PIN. O seu único defeito prende-se com a necessidade de abrires a app para inserir os teus gastos ou ganhos manualmente (first world problems).

App gratuita para iPhone.

Ideal para: finalmente desvendares o mistério do escoamento de capital que decorre todos os meses da tua conta, e que os senhores do banco garantem que não se pode dever a buracos no cofre.

Bónus: aprendi recentemente que a rapper e celebridade Nicki Minaj cunhou a sua própria expressão referente a dinheiro, e não é para uso geral:

Definição de Muny, de Nicki Minaj
Definição de Muny, de Nicki Minaj

Falar para o ar…

Dragon Dictation no iPhone
Dragon Dictation no iPhone

… e ver as palavras materializarem-se no ecrã da Dragon Dictation. Embora alguns contextos não sejam ideais para recorrer à ditação por voz (uma biblioteca, por exemplo), isso não significa que não possas usufruir desta app: o seu ecrã inicial é a interface de gravação e conversão de voz para texto e o resultado pode ser exportado para SMS, email, redes sociais e copiado para a área de transferência, para ser colado em qualquer outra app. Os seus autores – que são reconhecidos pelo sucesso retumbante na versão deste software para PC e Mac e por serem o motor de conversão da Siri, assistente virtual do iPhone – afirmam que ditar texto para o programa é cinco vezes mais rápido que recorrer a um teclado como método de input, portanto a app é particularmente útil para registar ideias para trabalhos e ditar mensagens enquanto conduzes. E para que não haja dúvidas, ela funciona totalmente em português europeu, bem como outras línguas se preferires.

A versão Android desta app Dragon Mobile Assistant – é substancialmente mais autónoma e poderosa devido à ausência de limitações do sistema operativo da Google, e está sempre à escuta da frase de activação “Hello Dragon” para fazer chamadas, mandar SMS e email, apresentar direções de GPS, fazer pesquisas online entre outras funções.

App gratuita para iPhone, iPad e iPod Touch

Ideal para: não teres desculpa para escrever a tua tese de mestrado, se a única coisa que precisas de fazer é falar e copiar-e-colar o resultado para um documento Word.

“Já escrevi ‘potencial’ quatro vezes no último parágrafo…”

Dicionário Português da Porto Editora no iPhone
Dicionário Português da Porto Editora no iPhone
Dicionário Português da Priberam no iPhone
Dicionário Português da Priberam no iPhone

Retornamos, nesta fase, ao  modo de produção de conteúdos escritos mais elaborados, que exigem um léxico extenso que assoberbe os teus professores aquando da tua avaliação (see what I did there?). Para isso mesmo podes recorrer a dicionários em formato app como o da Porto Editora ou o da Priberam. Tanto um como outro apresentam definições e sinónimos que podem ajudar-te a ilustrar melhor as tuas ideias recorrendo às palavras certas, ou a esclarecer uma dúvida de escrita (e o professor comum dispensa erros ortográficos vindos de um aluno universitário). Ambos os dicionários podem ser apresentados com informações relativas à aplicação do novo Acordo Ortográfico, para esclarecimento de quaisquer dúvidas. No entanto, ambos exigem uma ligação wifi ou à rede móvel para descarregar as informações, não apresentando conteúdo offline.

Apps gratuitas para iPhone, iPad, iPod Touch e Android.

Ideais para: fazeres um brilharete nos trabalhos, ou confundires um professor em conversa no gabinete dele o tempo suficiente para enfiares na pilha de documentos para avaliar o trabalho que te esqueceste de entregar há uma semana.

“É primeiro o autor, depois o ano, depois… o número de páginas?”

EasyBib no iPhone: viewfinder de códigos de barra
EasyBib no iPhone: viewfinder de códigos de barra
EasyBib no iPhone: lista de referências pronta a exportar
EasyBib no iPhone: lista de referências pronta a exportar

As regras de formatação de documentos oficiais conseguem tirar qualquer pessoa do sério, e a construção das referências bibliográficas é por si só um processo tão complexo: primeiro o apelido do autor, seguido da inicial do primeiro nome, da data de edição, do número de árvores a que o livro equivale e do número correspondente à soma dos dígitos das coordenadas de GPS da sede da editora (posso estar errado). Entra em cena a EasyBib, que te ajuda com os livros que usas: basta abrires a app, apontares para o código de barras ou digitares o título/código ISBN do livro e és encaminhado/a para a referência bibliográfica que queres, no formato ideal para ti (APA style, MLA style ou Chicago style). As referências podem ser exportadas por email (e copiadas/coladas no teu documento final) ou para a tua conta em easybib.com se preferires.

App gratuita para iPhone, iPad, iPod Touch e Android.

Ideal para: manteres, na recta final de entrega dos trabalhos em que só falta a formatação, não começares a descompensar ao ponto de só conseguires terminar o trabalho com um Xanax debaixo da língua.

Todas as notas em todo o lado, o derradeiro control freak

Evernote no iPhone: vista de notas
Evernote no iPhone: vista de notas
Evernote no iPhone: vista organizadora por locais, tags, blocos de notas ou geral
Evernote no iPhone: vista organizadora por locais, tags, blocos de notas ou geral

A primeira app mencionada na primeira edição desta rubrica foi esta, mas não há como enfatizá-la o suficiente: o Evernote é sem dúvida uma das melhores ferramentas de trabalho gratuitas disponíveis online. Este editor de notas pode agrupar todas as tuas notas em blocos, ou recorrer a tags de palavras-chave para facilitar a pesquisa, e existe em quase todas as plataformas (iOSAndroid, Windows Phone, BlackBerry, PC, Mac, acessível via browser através do website oficial), permite anexar fotografias, vídeos, gravações áudio, fazer upload de novas notas por email mesmo que não tenhas acesso direto à tua conta ou ao teu gadget, oferece um leitor óptico que torna possível pesquisar texto dentro de imagens e é totalmente gratuito. A sincronização automática entre todos os teus dispositivos torna o Evernote numa ferramenta omnipresente, que se articula com todos os serviços que te ocorram.

App gratuita para todas as plataformas, bem como a conta necessária para usufruir do serviço.

Ideal para: tudo. Desde notas de aulas agrupadas em blocos por cadeira, ideias para projectos futuros, listas de a-fazer, organização de eventos, baú de memórias, preparação de viagens em grupo, diários de bordo de estágio e dissertação, repositório de artigos científicos, de fotografias imbecis, de artigos de jornal que não queres perder, de tudo. Disponível em todo o lado a qualquer hora e totalmente pesquisável.

Para os casais com vidas académicas incompatíveis…

Couple no iPhone: Stream de comunicação
Couple no iPhone: Chat
Couple no iPhone: Thumbkiss
Couple no iPhone: Thumbkiss

…Encontras a Couple: uma app com um formato híbrido entre uma rede social de duas pessoas só e um fluxo contínuo de chat entre ti e a tua cara-metade. Podem trocar mensagens, emoticons, fotos, vídeos, gravações de voz, fotos instantâneas com temporizador de auto-delete, calendários de eventos e muitas outras funções. Disponível para iPhone e Android, tens um espaço privado para trocares o que quiseres com o teu namorado/a, que podes revisitar quando quiseres.

Ideal para: dares vazão à lamechice, principalmente depois de veres este vídeo:

Couple

E tu?

Tens mais sugestões ou outras apps que gostarias de ver no Slide to Read? Deixa as tuas sugestões nos comentários abaixo ou envia-nos um email para [email protected]!