Queer Lisboa 17

Queer Lisboa 17: já é conhecida a programação completa

Logo no dia 20, a abertura do Queer Lisboa faz-se com o documentário Continental, de Malcom Ingram. Pela segunda vez na história do festival, a Sessão de Abertura está a cargo de um documentário, neste caso um retrato da famosa sauna nova-iorquina Continental.

Um dos grandes destaques da programação é E Agora? Lembra-me, de Joaquim Pinto. Em competição na secção Panorama, o filme interpretado pelo realizador que vive há 20 anos com HIV e Hepatite C, venceu recentemente o Prémio Especial do Júri e o Prémio Fipresci no Festival de Locarno.

Em estreia nacional e também em competição está outro dos destaques, o filme Interior. Leather Bar, realizado pelo ator James Franco e por Travis Mathews, que virá ao Queer Lisboa para a apresentação do filme.

In The Name Of…, da polaca Malgoska Szumowska, destaca-se na competição de ficção, para além de ter sido o filme que venceu o Teddy Award na última edição da Berlinale.

Na sessão de encerramento, no dia 28, Out in the Dark será o filme exibido, uma obra de Michael Mayer que conta a história de amor entre dois homens, um israelita e palestiniano, ao mesmo tempo que dá conta das condicionantes vividas em ambos os lados da fronteira.

Uma das novidades desta edição que merece atenção é a secção In My Shorts, na qual serão exibidas obras criadas em contexto académico.

A presença portuguesa está em destaque no festival, ao ser a segunda mais forte, representada por 15 filmes e apenas ultrapassada pelos Estados Unidos, de onde vêm 26 filmes.

Para além dos filmes, o Queer Lisboa conta também com atividades paralelas, como a Festa de Abertura no dia 20 que onde atuará ao vivo o rapper gay norte-americano Cazwell.

Os bilhetes para as sessões já se encontram à venda e mais informações sobre o festival e a programação podem ser encontradas aqui.

Mais Artigos
Got Talent Portugal
‘Got Talent Portugal’ regressa à RTP1 com Sílvia Alberto