Um novo espaço comercial vai nascer em Lisboa, a partir do dia de hoje. Embaixada é o nome do projeto que encontrou casa no Palacete Ribeiro da Cunha, no Príncipe Real.
Esta é uma iniciativa do Eastbanc, uma empresa dedicada ao design que adquiriu cerca de 20 edifícios no mesmo bairro, na maioria velhos palácios do século XIX para recuperação e reabilitação. Anthony Lanier, austríaco nascido no Brasil, é o proprietário desta empresa de investimento que, desde 2005, tem levado a cabo projetos semelhantes em Lisboa. O objetivo é tornar este espaço um ponto de referência no itinerário dos consumidores interessados em arte, design e cultura, quer moradores quer turistas que estejam de passagem na cidade.
Assim, a Embaixada, conta com área de restauração e 14 lojas: Amélie au Théâtre, Schoescloset, Moleskine, Storytailors, Urze, Vla Records, Organii Bebé, Organii Cosmética Biológica, Linkstore, Restaurante Le Jardin, O da Joana, Intemporal, Temporary Brands, Boa Safra, Paez. Não fica de fora a arte, pois no primeiro andar do edifício existe um espaço de exposições temporárias, que conta atualmente com uma mostra da obra de José de Guimarães.
Durante o dia de hoje decorrerá a inauguração e abertura à imprensa e, amanhã dia 6, a abertura ao público. O Palacete Ribeiro da Cunha, um imponente edifício em estilo neo-árabe construído em 1857 pela família Ribeiro da Cunha, foi financiado pela fortuna que o patriarca constituiu no Brasil. Os três andares abertos para um pátio interior conferem-lhe um ar exótico que destoa e se impõe aos restantes edifícios da zona.