Rua-Cor-de-Rosa-1C

‘Rua Rosa’ volta ao Cais do Sodré e traz galeria de arte

Situada no Cais do Sodré, a Rua Nova do Carvalho será novamente pintada de cor-de-rosa mas desta vez vai transformar-se numa galeria de arte patrocinada por uma marca de vodka.

É intitulado como um “projeto de intervenção urbana” e será inaugurado já esta quinta-feira pela Câmara de Lisboa, em parceria com uma associação de bares e discotecas e com uma marca de vodka. A zona de diversão noturna mais antiga de Lisboa ganha novamente vida através do cor-de-rosa mas agora inclui ainda a montagem de “oito estruturas tipo Mupi“, que servirão de suporte ao que os promotores chamam “uma galeria de arte ao ar livre“.

Segundo o Público, o espaço é agora batizado como Absolute Pink Gallery, associado à marca de vodka que patrocina a iniciativa que se insere numa “estratégia de reabilitação do bairro“. Aqui, o objetivo é “contribuir para a requalificação, recuperação e limpeza da rua; facilitar a ordenação das esplanadas; melhorar a iluminação”, entre outros.

O trânsito aos automóveis nesta rua foi cessado em 2011, tendo crescido o número de bares, esplanadas e pessoas que por ali passam à noite em busca de alguma diversão e bebidas, especialmente ao fim-de-semana. Contudo, já há protestos contra esta iniciativa, nomeadamente pela parte dos moradores e alguns hotéis da zona.

O grupo de moradores Nós Lisboetas entende que não haverá quaisquer benefícios para o bairro, sendo frequente a queixa sobre o ruído e sujidade produzida pelos milhares de pessoas que pisam a Rua Rosa.

 

Mais Artigos
Phil Spector
Phil Spector, produtor que criou a ‘wall of sound’, morre aos 81 anos