AVT2_Saramago_488

Saramago homenageado com conferências e exposições

O Nobel português vai ser homenageado pelo Instituto Cultural Romeno (ICR), em Lisboa, a partir do dia 6 deste mês.

Duas exposições e uma conferência vão ser as atividades desenvolvidas ICR para homenagear José Saramago. O início do certame tem data marcada para dia 6 de setembro por volta das 19h00 com a inauguração da exposição Estudos sobre a cegueira de Laurentiu Midvichi. Esta exposição vai estar patente na Galeria Millennium, em Lisboa, até ao dia 27.

Segundo comunicado da Embaixada da Roménia em Lisboa citado agência Lusa, o trabalho deste artista tem-se focado nas “representações figurativas e por um classicismo formal”, para além de representar “um diálogo com o famoso texto de José Saramago“, texto esse que salienta as reflexões “sobre a condição do homem contemporâneo, sobre a recusa de compreender o outro, sobre todas as formas possíveis de cegueira, da física à moral”, pode ler-se no mesmo comunicado.

No dia 18 a Fundação José Saramago vai acolher a conferência de Mioara Caragea intitulada Memória de Saramago. Doutorada em Filologia, para além deste autor já traduziu Eça de Queiroz e Agustina Bessa-Luís. Dos livros do Nobel o seu trabalho já incidiu em A Viagem do Elefante, A Caverna, Memorial do Convento, História do Cerco de Lisboa, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Ensaio Sobre a Cegueira, O Ano da Morte de Ricardo Reis e ainda Todos os Nomes.

Na mesma sequência vai ser inaugurada uma exposição das capas dos livros do autor que foram editados na Roménia. O curador da mostra das capas é Bogdan-Alexandru Stanescu.

Esta iniciativa conta com o apoio da Galeria Millennium e com o da Fundação José Saramago.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Amor Amor bateu recorde de audiência.
‘Amor Amor’ bate recorde de audiências em horário nobre dominado pela SIC