A ideia partiu de um grupo de admiradores do rapper. A petição, lançada esta semana, conta já com mais de 600 assinaturas.

Todos estamos habituados a calcorrear ruas e avenidas baptizadas com nomes de reputados músicos. John Lennon, Jim Morrison ou Elvis Presley são e foram, ao longo dos tempos, alguns dos principais alvos deste tipo de homenagem. Mas esta é a primeira vez que Notorious BIG, afamado rapper norte-americano da década de 1990, encara a possibilidade de a receber. LeRoy McCarthy iniciou uma petição com o objectivo de rebaptizar a esquina da rua onde Notorious viveu durante a infância, no bairro nova-iorquino de Brooklyn.

A petição, que pode ser vista aqui, já ultrapassou o número de assinaturas requerido (500). Os organizadores pretendem que a antiga rua de BIG passe a designar-se Christopher Wallace Way, numa alusão ao verdadeiro nome do rapper. Christopher Wallace é originário de Brooklyn, em Nova Iorque, e o seu sucesso de  âmbito artístico influenciou pessoas por todo o mundo. (…) Vindo de um meio modesto, a história de Cristopher Wallace é a história de um rapaz  transformado em homem graças à sua grandeza, que utilizava as palavras como ferramenta”, justifica o documento.

Cristopher Wallace, mais conhecido por Notorious BIG, morreu em 1997 na Califórnia, depois de ser baleado quatro vezes no peito quando se encontrava dentro de um automóvel. Na altura, BIG promovia Life After Death (seu segundo disco de originais) pela costa oeste dos Estados Unidos. Apelidado de “Rei de Nova Iorque” pela publicação de hip-hop The Source, Notorious seria responsável por sucessos como Juicy, Big Poppa ou Hypnotize. O rapper seria ainda eternizado pela rivalidade mantida com Tupac, ícone mundial do panorama hip-hop.