O Espalha-Factos comemora, no próximo dia 3, o seu oitavo aniversário desde a criação do projeto, sob a forma de programa de rádio, e o quarto desde o lançamento do website. Nós estamos de parabéns, mas tu também estás, por nos ajudares a crescer um bocadinho todos os dias. Por isso decidimos que este também seria o teu dia. A partir de 28 de agosto e até dia 3 de setembro, vamos ter uma série de passatempos para poderes ganhar inúmeras prendinhas. Fica atento ao nosso Facebook, eles podem surgir em qualquer altura! Para já, conhece aqui o que vamos oferecer.

BILHETES SALA VIP – TEATRO DA POLITÉCNICA

© Jorge Gonçalves

O Teatro da Politécnica, em Lisboa, está de regresso com uma nova peça de teatro: os Artistas Unidos apresentam, de 4 de setembro a 19 de outubro, a peça Sala VIP, de Jorge Silva Melo. Do elenco fazem parte Andreia Bento, Maria João Falcão, Elmano Sancho, António Simão e João Pedro Mamede. É para maiores de 16 anos e promete ser uma hora e meia de drama e muita poesia. Personagens do mundo lírico, que esperam e desesperam, entre Leonoras, Huskymiller, Azucenas, fazem este espectáculo, escrito por Silva Melo e ‘encomendado’ e encenado por Pedro Gil. A produção está a cargo do encenador, da companhia dos Artistas Unidos (da qual o autor é fundador e diretor artístico) e da Culturgest. Parece-te bem? Queres ter programa para sábado à tarde? Participa.

OFERTA: 5 convites duplos para dia 7 de setembro às 16 horas

CD DO DENIS – UNIVERSAL MUSIC

Denis Filipe venceu a primeira edição d’A Voz de Portugal, o talent show da RTP1, e lançou em junho o seu primeiro álbum, depois de uma longa caminhada ao lado do mentor Rui Reininho (GNR). Twist & Bend, o disco de estreia, foi produzido por Armando Teixeira (Balla) e editado pela Universal Music Portugal que, em parceria com o Espalha-Factos, te oferece 5 álbuns do cantor rock. Se és fã do estilo, gostaste de ver o rapaz na televisão e já cantarolas em todo o lado o single de estreia, It’s Killing Me, provavelmente também já leste a nossa entrevista ao Denis e não vais querer perder este passatempo. Lê-a com atenção e pesquisa tudo o que conseguires sobre a vida dele. Nunca se sabe o que te vamos pedir para fazer – e mais vale estás preparado!

OFERTA: 5 CDs Twist & Bend Denis (Universal Music Portugal)

CÂMERA FOTOGRÁFICA DA EMBAIXADA LOMOGRÁFICA

Gostas de câmeras lomográficas e sempre sonhaste ter uma, mas nunca te atreveste a comprá-la? Como é que adivinhámos? Felizmente o Espalha-Factos gosta de fazer os seus leitores felizes e, juntamente com a Embaixada Lomográfica, tem uma câmera Diana Baby com um rolo 110 para te oferecer. Porque entre workshops, impressões em grande formato, concursos e outras iniciativas, as Embaixadas Lomográficas de Lisboa e do Porto também têm câmeras para vender aos maiores lomógrafos do país. Com esta baby camera poderás fotografar os melhores momentos da tua vida, de forma simples e espontânea. Não te esqueças das 10 regras de ouro da lomografia e concorre… só temos uma para te dar!

OFERTA: 1 câmera lomográfica Diana Baby e film 110

BILHETES BALAS E BOLINHOS – GONDOMAR

Já há quem berre, nas redes sociais, “Queremos o Balas & Bolinhos 4!”. Nós pensamos no aqui e agora, por isso temos 5 bilhetes duplos para oferecer para o espectáculo Balas & Bolinhos 3 – Mesmo à frente do teu focinho em Gondomar, no dia 5 de outubro. Diz-se que é a última aventura da quadrilha… depois dos filmes – e de o último, Balas & Bolinhos: O Último Capítulo, se ter tornado o filme português mais visto de 2012 nos cinemas nacionais – e do sucesso alcançado nos Coliseus de Lisboa e do Porto, agora é a vez de Gondomar receber o humor bem português de Culatra, Tone, Rato e Bino. A Lightbox apresenta este espectáculo, que pode mesmo ser o último. Por isso aproveita!

OFERTA: 5 convites duplos para Balas & Bolinhos 3 – Mesmo à frente do teu focinho – dia 5 de outubro no Pavilhão Multiusos de Gondomar

CDS DA LET’S START A FIRE 

A Let’s Start a Fire é editora de álbuns, promotora de espectáculos e, acima de tudo, promotora da própria música portuguesa. Existe para acompanhar e dar visibilidade às novas bandas nacionais, aos artistas em quem as grandes editoras têm receio de arriscar. A promotora de Raquel Lains acompanha as bandas ao longo de todo o processo, desde o pré-lançamento do álbum até às próprias digressões para mostrar os seus trabalhos. Artistas e bandas como O Martim, The Glockenwise, Dear Telephone, Mão Morta, Pop Dell’Arte, The Legendary TigermanWraygunn ou Kumpania Algazarra fazem parte do currículo da Let’s Start a Fire, mas também alguns internacionais como The XX ou Patrick Watson. Por tudo isto – e porque no Espalha-Factos costumamos gostar bastante da música deles -, os nossos sete dias de passatempos vão também ser sete dias para começar uma fogueira e oferecer 13 álbuns diferentes, de diversos artistas da editora. Um por dia.

OFERTA: 1 CD O Martim – Em Banho Maria, 2 CDs Smix Smox Smux – Os Gloriosos Smix Smox Smux Derrotarão Os Exércitos Capitalistas, 2 CDs a Jigsaw – Like The Wolf Uncut, 2 CDs a Jigsaw – Drunken Sailors & Happy Pirates, 2 CDs Dear Telephone – Taxi Ballad, 2 CDs Iconoclasts – Mt. Erikson e 2 CDs The Glockenwise – Leeches

MERCHANDISING DA FOX

Se já não imaginas a tua televisão sem os canais FOX, este passatempo é para ti. A FOX Movies já nos trouxe alguns dos filmes mais recentes e o FX as séries mais divertidas (O Escritório, Rockefeller 30), enquanto a FOX Crime continua a mostrar as melhores séries e filmes policiais. A FOX Life é a escolha dos portugueses para ver e acompanhar Anatomia de Grey ou Uma Família Muito Moderna; por seu lado, a FOX apresenta-nos séries como Foi Assim que Aconteceu ou Family Guy. Mas desengana-te: a FOX não é só séries e ficção, é também pro nas artes da culinária. Com o 24 Kitchen e o Bem Simples, difícil é não ter vontade de cozinhar as delícias de Chefs portugueses e estrangeiros. E não nos podemos esquecer dos canais National Geographic, com a vida animal e as viagens pelo mundo em destaque. Se tudo isto não te convenceu a estar atento ao Espalha-Factos para participar neste passatempo, talvez isto seja mais aliciante: temos para oferecer pastas de computador, tapetes de rato e posters das séries FOX.

OFERTA: 3 packs FOX, com uma pasta de computador, um tapete de rato, um poster de uma série FOX, um pin/crachá FOX e um chupa-chupa I Love FOX.

CONCERTO BUILT TO SPILL – EVERYTHING IS NEW

Não conheces bem esta banda norte-americana de indie-rock que vai estar no Lux-Frágil a 4 de setembro? Então ainda bem que temos bilhetes para te levar gratuitamente ao concerto, em parceria com a Everything is New. Os Built to Spill contam já com sete álbuns originais, que certamente trarão na bagagem para Lisboa, incluindo o EP lançado em 2010, The Electronic Anthology Project, e o disco de estúdio de 2009 There is no Enemy. São influentes entre a música alternativa dos EUA e considerados uma banda de culto para o público europeu. Nós ouvimos dizer que, em palco, eles são estrondosos: para além dos originais, interpretam também versões próprias de bandas como The Cure, The Smiths ou The Clash. Vais perder isso?

OFERTA: bilhetes para o concerto Built to Spill no Lux-Frágil, dia 4, às 22 horas

ENTRADAS NO ARRAIAL ESCSITO

Porque o Espalha-Factos também é Festas Académicas, não podes perder a abertura do novo ano letivo no campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa. Organizado pela Associação de Estudantes da Escola Superior de Comunicação Social, o Arraial ESCSito faz este ano 10 anos e contará, uma vez mais, com a atuação da Tuna da Escola, a ESCSTunis. O cartaz completo ainda está por revelar, mas estão já confirmados nomes como Os Capitães da Areia, a Dupla Mete Cá Sets, Leonel Nunes – o Homem do Garrafão e o DJ Hugo Rizzo. Vai ser uma sexta-feira recheada de boa música e muita animação – e possivelmente muito álcool à mistura. Para que te sobrem trocos para a imperial (ou fino, como lhe quiseres chamar), nós oferecemos o bilhete. Pode ser?

OFERTA: 2 bilhetes para o Arraial ESCSito, dia 20 de setembro, a partir das 19h30

(fica atento… os passatempos podem surgir a qualquer hora do dia e podemos ter ainda mais passatempos para ti!)