O cartaz da Optimus D’Bandada 2013 já se encontra totalmente fechado. São ao todo 50 bandas, que no dia 14 de setembro vão atuar em 16 locais emblemáticos da cidade do Porto. The Glockenwise, Miguel Araújo, António Zambujo, Capicua e Best Youth são alguns dos nomes do cartaz.

A terceira edição da Optimus D’Bandada aumentou o seu potencial ao juntar-se a outros parceiros que permitiram melhorar a oferta e diversificar os estilos musicais, sem nunca perder o seu objetivo primordial: música gratuita para todos espalhada por toda a cidade.

Entre o Clube dos Fenianos Portuense, a Torre dos Clérigos ou o Passeio das Virtudes poder-se-á encontrar um palco de jazz a cargo da Clean Feed, um espetáculo de palavra falada organizado pela artista nacional Capicua ou um palco de música tradicional sob a curadoria de Tiago Pereira. Durante a tarde a produtora Lovers & Lollypops organizará uma estafeta musical pelas ruas da cidade e à noite uma maratona de bandas no PlanoB.

Haverá também uma programação especial a acontecer no edifício Axa, intitulada Don’t STOP MUSIC # Don´t STOP ART, que decorrerá das 16 às 24h. Este projeto, que associa o PortoLazer à D’Bandada, com promoção da Câmara Municipal do Porto, incluirá, segundo a organização, “DJs non-stop, live performances, audio walk, arte urbana, concertos acusmáticos pela Casa da Música e outras propostas que cruzarão a música com as várias áreas de expressão artística que já se cruzam neste espaço, promovidas pelas mais diversas entidades culturais que atuam na cidade e por um conjunto vasto e inovador de artistas emergentes”.

Os artistas confirmados são: António Zambujo, Awsum, Best Youth, Blaya, Cangarra, Capicua, Ciclo Preparatório, Coronado Sound System, Equations, Ermo, Expeão, Gisela João, Guta Naki, Jibóia, JP Simões, Little Friend, Long Way to Alasca, Lululemon, Lydia’s Sleep, Miguel Araújo, Naco, Necromant, Nicotine’s Orchestra, Ninja Kore, Old Jerusalem, Pedro Puppe, Pedro Sousa e Gabriel Ferrandini, PZ, Red Trio, Rosemary Baby, Samuel Úria, Social Disco Club, Stereo Boy, Tape Junk, The Glockenwise,  The Shine, The Weatherman, Tiago Pereira, Voxels, Xungaria no Céu.

Optimus_D'Bandada_Programa_Alta

O Optimus D’Bandada já se tornou um cartão de visita da cidade, atraindo milhares de pessoas a este “São João da música”. Qualquer pessoa que passe pelo Porto neste dia não vai deixar de se surpreender a invasão cultural à cidade. Ao virar de cada esquina vai ser possível assistir a um concerto de jazz, de música tradicional ou a um espetáculo de poesia. Este evento acaba por ser dar  um nova vida à baixa portuense.