Quem não se riu com a imagem da alegada reação da família de Will Smith à atuação de Miley Cyrus, no passado dia 25 de Agosto, durante os MTV VMA’s 2013? Após ter sido partilhada pelos mais diversos media online, alguns meios vêm agora rebater aquilo que foi dado como facto. Afinal, a reação aconteceu durante a performance de Gaga e foi tudo menos de espanto.

Miley Cyrus, a ex-intérprete da personagem da Disney, Hannah Montana, e que é agora conhecida também pela sua imagem exuberante e pelos sucessivos ‘twerks‘ durante as suas apresentações, chocou a audiência do evento com uma performance de We Can’t Stop que alguns media consideraram demasiado sensual. A imagem de Will Smith e os filhos boquiabertos, sentados na primeira fila, circulou na web e foi publicada como uma reação à performance da jovem cantora.

Inicialmente a imagem terá sido publicada no Twitter e depois republicada por alguns sites de conteúdos virais, como o BuzzFeeed ou o Jezebel, que tomaram por certa a fonte. Daí até ser partilhada pelo Washington Post ou pela CNN e outros meios credíveis foi um pequeno passo. Alguns media vieram entretanto chamar a atenção para o erro e esclarecer que a imagem terá sido captada pela câmera da audiência durante a performance de Lady Gaga. Há ainda quem defenda que a boca aberta de Willow Smith se deva somente ao facto de estar a mascar uma pastilha elástica.

A circulação desta imagem na imprensa internacional levanta mais uma vez a questão da credibilidade das fontes.

smith_family_reaction_lady_gaga