Quatro filmes nacionais serão exibidos na edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Toronto, a realizar de 5 a 15 de setembro.

Bobô de Inês Oliveira, O Corpo de Afonso de João Pedro Rodrigues, A Batalha de Tabatô de João Viana e Redemption de Miguel Gomes, são os quatro filmes portugueses escolhidos para integrar o Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá.

Bobô, primeira ficção portuguesa a retratar o tema da mutilação genital feminina, faz a sua estreia internacional, enquanto que A Batalha de Tabatô foi descrito pela organização  do festival como uma “meditação alegórica sobre os tormentos da atualidade” na Guiné-Bissau.

Redemption, filme de ficção de 26 minutos coproduzido com a França, a Alemanha e a Itália, antes de rumar a Toronto, será exibido no Festival de Veneza, enquanto que a curta-metragem O Corpo de Afonso, produzido durante Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012, será o último filme a ser exibido em Toronto, sendo descrito pela organização como “uma pesquisa brilhante e idiossincrática sobre a fascinação antiga de Portugal  pelo corpo do primeiro rei, Afonso Henriques”.