TDT-LOGO

RTP, SIC e TVI disputam posições na TDT

A RTP Informação e a RTP Memória podem estar a caminho da TDT, Televisão Digital Terrestre. Também à procura de alterações à grelha da TDT estão SIC e TVI, que têm intenções de transmitir em alta definição.

A RTP quer que os seus canais de cabo, RTP Informação e RTP Memória, passem a fazer parte da oferta do serviço universal de televisão, a TDT. Para tal, a televisão do estado já fez chegar à ERC, Entidade Reguladora de Comunicação Social, o pedido de inclusão, nos moldes de must-carry, todos os canais do serviço público. O pedido pode ser aprovado, já que Poiares Maduro, ministro da tutela, está interessado na possibilidade de alargar a oferta da TDT.

Must-carry é o conjunto de canais que a Portugal Telecom, operador responsável pela TDT, é obrigada a distribuir. Apesar do pedido da RTP dirigido à ERC, não é esta quem decide, mas sim a ANACOM, Autoridade Nacional de Comunicações. Por sua vez, a ANACOM tem de respeitar as diretrizes do governo, que como já foi referido apontam para um ampliar do espectro Multiplex A.

A inclusão dos dois canais na TDT vai, no entanto, trazer mais custos para a RTP. O canal do estado vai deixar de receber o dinheiro que os operadores de cabo pagam pela inclusão do canal nas suas grelhas. A juntar a esta quebra de receitas, a despesa vai subir, pois a Portugal Telecom recebe uma quantia anual pelo transporte dos canais.

SIC e TVI também andam atentas a estas possíveis alterações na TDT. Os operadores privados têm intenções de começar a transmitir em alta definição (HD). No entanto, o problema não está nas licenças, mas sim no espaço que o espectro Multiplex A tem disponível. Sabe-se que o Mux A não tem capacidade para mais de três canais em HD. O objectivo da SIC e da TVI passa por preencher a TDT com a emissão em HD, de forma a limitar a entrada de novos operadores, pelo que resta aguardar para perceber quem vence nesta disputa pelo espaço da TDT.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Big Brother: “Prometeram a revolução, mas é um dos piores realities, porque não há conteúdo”