Wentworth Miller

Wentworth Miller recusa convite para festival russo e assume homossexualidade

Wentworth Miller, ator norte-americano que se celebrizou por protagonizar a série Prison Break, recusou hoje o convite para o Festival Internacional de Cinema de São Petersburgo, na Rússia, em protesto contra as leis anti-homossexuais aprovadas pelo governo do país. 

Numa carta dirigida à direção do Festival, Wentworth Miller explica que “como homem gay” tem de recusar o convite para visitar o país, explicando estar “profundamente perturbado pela atitude e tratamento do Governo russo aos homens e mulheres homossexuais“.

Na missiva, em que pela primeira vez assume publicamente a sua homossexualidade, Miller recusa a participação “num evento de celebração organizado por um país onde pessoas como eu vêem limitado o seu direito básico de viver e amar livremente“.

A Rússia tem aprovado recentemente leis bastante restritivas da vida dos homossexuais, sendo que a última proíbe “propaganda homossexual“, contempla pesadas multas a quem forneça informação sobre homossexualidade a menores de 18 anos e aplica multas a quem organizar paradas gay. O país liderado por Vladimir Putin proibiu ainda a adoção de crianças nacionais por homossexuais estrangeiros e solteiros provenientes de países onde são legais os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Ver p'ra Crer TVI
‘Ver p’ra Crer’. TVI repete concurso para subir às 18h