560285_356553267727503_875505175_n

O único chá do mundo com sabor a vinho do Porto

Thuy Tien, é uma vietnamita que foi obrigada a sair do seu país com os seus familiares, em 1975. Por volta dos anos 80, Tien chegou à cidade do Porto trazendo consigo o conhecimento da cultura do chá. Vive em Portugal há mais de 20 anos e com o objetivo de expandir esta cultura criou um chá único, com sabor e odor a vinho do Porto, mas sem teor alcoólico. 

«É um trabalho semelhante ao do enólogo, que passa também por avaliar o paladar e o odor da bebida», explica Tien, citada pelo Boas Notícias. Uma das suas principais atividades é misturar folhas de várias regiões do mundo e outros ingredientes para criar chás com sabores únicos, sublinhando as suas qualidades: «Tem antioxidantes, vitaminas, elementos que previnem doenças como o cancro e o colesterol, além de que a teína oferece uma energia mais prolongada e saudável do que a cafeína», reforça a vietnamita.

cha

É em 2012 que surge uma das criações que está a dar que falar depois de quase 15 tentativas com misturas diferentes. Nasceu, assim, um chá único no mundo que tem a cor, o sabor e o odor do vinho do Porto, aproximando-se bastante do sabor desejado e que, «além das folhas de chá da Índia, leva passas e uma essência de vinho do Porto que foi encomendada a um enólogo. Gosto muito do sabor do vinho do Porto mas sou muito intolerante ao álcool, então decidi criar um chá que tivesse o mesmo paladar», conta a proprietária da Miu Concept.

loja mui

O sucesso deste chá não está apenas no seu sabor mas também no trabalho que Thuy Tien tem desenvolvido em Portugal, através da sua loja Mui Concept e da Confraria Atlântica do Chá, que nasceu para promover a cultura do chá no nosso país e além-fronteiras, uma vez que é possível encomendar via e-mail o chá de vinho do Porto e até mesmo chás de gengibre, melão, flor de laranjeira, maracujá ou frutos silvestre. «A maioria das misturas de chá e de tisanas (infusão sem folha de chá) que vendemos são criadas por mim», indica com orgulho Thuy Tien.

O chá está à venda por 4,5 euros (embalagem de 50 gramas) e tem feito sucesso entre clientes nacionais e estrangeiros que levam para casa um sabor do nosso país «sem terem de sobrecarregar a bagagem com uma pesada garrafa de Porto».

A proprietária da Mui Concept salienta que o chá pode ajudar as pessoas a encontrar uma maior serenidade, dado que «ajuda a manter o intelecto desperto e facilita a meditação sendo por isso a bebida eleita dos monges budistas», afirma a especialista.

Muito em breve, será também lançada uma coleção de chás em homenagem à rainha Catarina de Bragança que lançou a moda do «five o’clock tea». No entanto, também a Confraria Atlântica do Chá tem um projeto para oferecer chá nos hospitais com o intuito de «levar conforto emocional aos pacientes, aos médicos e ao pessoal», conta Thuy, que tem apostado também em parcerias criativas, com artistas de várias áreas para criar peças únicas ligadas ao mundo do chá.

Podes visitar aqui a: Mui Concept ou podes ir ao Centro Comercial Bombarda, no Porto. E para visitares a página da Confraria Atlântica do Chá podes clicar aqui: Confraria Atlântica do Chá

Mais Artigos
'Red, White and Blue' da coleção 'Small Axe'
‘Small Axe’: ‘Red, White and Blue’ chega à HBO