Resgatadas do lixo, cerca de trinta gravações dos Joy Division, New Order, The Psychedelic Furs, Magazine ou The Durutti Column estão a ser vendidas pela antiga assistente do produtor Martin Hannett, Julia Adamson, na sua página do Facebook, que admite que não tem qualquer interesse em manter esta coleção.

Quem também não tem qualquer interesse em ter estas gravações, que incluem, entre outros, um master do álbum Unknown Pleasures dos Joy Division datado de 1979, é o baixista Peter Hook. Segundo Julia Adamson, Hook chegou a ser contactado para saber se queria algumas das gravações, contudo a resposta foi negativa. A assistente de produção, em entrevista ao site Slicing Up Eyeballs, admitiu que tem o material na sua posse desde dos anos 80, mas o estado de conservação não é o melhor, pois já se encontram “muito velhas e possivelmente a deteriorar-se”, pelo que o destinatário ideal seria um colecionador.

reels

Entre as gravações encontra-se também “Joy Division outtakes“, que inclui versões de músicas nunca antes ouvidas, como She’s Lost Control, Wilderness e New Dawn Fades.

Recorde-se que os Joy Division foram uma das bandas mais influentes dos anos 70. Contudo, após a morte de Ian Curtis, os restantes membros da banda criaram os New Order.