O MOTELx, o mais assustador festival de cinema, volta a Lisboa para a sua 7ª edição. De dia 11 a 15 de setembro o cinema São Jorge irá encher-se de sangue, monstros e demónios num festival onde passa o que de melhor se faz no cinema de terror contemporâneo.

A programação ainda não foi totalmente revelada ao público mas já sabemos de várias apostas fortes vindas de todos os cantos do mundo. Os temas são para todos os tipos de amante de terror. Chained do Canadá será projetado e é dos mais sangrentos na programação, os EUA serão representados por The Conjuring e Kiss of the Damned, o primeiro conta-nos a história de uma casa assombrada e o segundo foca-se mais na temática do sobrenatural com vampiros. O Japão não deixa de estar presente, já que representa uma das mais fortes industrias cinematográficas de terror do mundo. Este ano, The Complex será mostrado no São Jorge. Já Espanha, outra potência cinematográfica a nível de terror, vai apresentar Painless, um filme co-produzido com França e Portugal, centrado em duas histórias: uma durante a guerra civil espanhola e a outra nos dias de hoje.

THE CONJURING

Este ano o MOTELx contará também com dois convidados muito especiais e acarinhados pelo público: Tobe Hooper e Hideo Nakata, aos quais serão dedicadas duas secções – Culto dos Mestres Vivos e Japão Retro, respetivamente. Tobe Hooper é conhecido por realizar obras de culto no cinema de terror tais como o Massacre no Texas (1974) e Poltergeist (1982). Já Nakata foi responsável pelos sucessos japoneses Ring (1998) e Dark Water (2002), este ano volta com The Complex.

Haverá também uma secção dedicada aos mais pequenos, apelidada de Lobo Mau, que apresentará O Estranho Mundo de Ray Harryhausen, uma homenagem ao grande mestre dos efeitos visuais, organizada em conjunto com a Cinemateca Júnior.

O festival ainda vai apresentar dois workshops para o público. O Workshop de Stop Motion e Design de Personagens no Hotel Florida tem como objetivo o ensino de bases de animação stop motion e design de personagens mostrando as técnicas de escultura em plasticina, fotografia stop motion e iluminação. Já o Workshop de Caracterização – Iniciação às Próteses no Cinema São Jorge irá ensinar noções básicas de caracterização para cinema e televisão, demonstrando o processo de construção de uma prótese e as diferentes técnicas envolvidas.

Poltergeist-movie

A única secção competitiva do festival continua a ser a Melhor Curta de Terror Portuguesa e os nove nomeados são já conhecidos ao público: Bílis Negra de Nuno Sá Pessoa, O Coveiro de André Gil Mata, Longe do Éden de Carlos Amaral, Monstro de Alex Barone, Desespero de Rui Pilão, Nico, a Revolta de Paulo Araújo, Hair de João Seiça, Sara de Miguel Ângelo e ainda  A Herdade dos Defuntos de Patrick Mendes.

O Júri oficial será composto pelo humorista Nuno Markl, pela fundadora do Forum Fantástico Safaa Dib e ainda pelo presidente do Festival Razor Reel, Thierry Phlip.

MOTELx chega a Lisboa a 11 de setembro e se quiseres continuar a acompanhar as novidades sobre o festival português mais assustador consulta o facebook e a página oficial.