Esta semana de agosto, os cinemas portugueses receberam sete novos filmes. A silly season está aí mas nem sempre isso se reflete nas estreias, e a verdade é que, esta quinta-feira, bons filmes chegam ao nosso país. O destaque do Espalha-Factos, como Estreia da Semana, vai para Elysium, o novo filme protagonizado por Matt Damon. Damos-te ainda a conhecer as restantes estreias e o box office da semana passada.

Elysium passa-se no futuro, no ano 2159, num mundo em que existem dois tipos de pessoas: os muito ricos vivem numa estação espacial chamada Elysium, enquanto os restantes vivem na Terra, superpovoada e em ruínas. A polarização do mundo é ameaçada com a rebelião dos habitantes da Terra, que tentam a todo o custo entrar na estação espacial. A secretária de estado Delacourt, por seu lado, procura preservar o estilo de vida luxuoso dos ricos. Max, o herói da trama, participa numa missão bastante arriscada que pode vir a significar a futura igualdade destes dois mundos.

O papel principal é de Matt Damon, que contracena, em Elysium, com Jodie Foster, Alice Braga, Sharlto Copley, William Fichtner, entre outros. A realização está a cargo de Neil BlomKamp.

Aviões, o novo filme da Disney, é outra das estreias da semana. Klay Hall realiza a aventura de animação, que se inspirou em Carros, da Pixar, sobre Dusty Crophopper, um avião com medo de alturas que sonha competir numa corrida aérea mundial. Entre as famosas vozes que dobram o primeiro filme de uma planeada triologia destacam-se Teri Hatcher, Dane Cook, John Cleese e Val Kilmer. Também na animação temos a estreia de Os Prodígios, do Reino Unido, realizado por Antoine Charreyron. Trata-de da história de cinco adolescentes que são assaltados e se revoltam contra o mundo. Mas não são simples adolescentes, são prodígios, e o assalto dá o mote para a vingança perfeita.

Percy Jackson e o Mar dos Monstros é a continuação da saga épica de um semideus que tem de cumprir o seu destino e salvar o mundo, em conjunto com os seus amigos. Realizado por Thor Freudenthal, o filme conta com a participação de Sean Bean, Alexandra Daddario, Jake Abel, entre outros.

De França chegam às nossas salas de cinema três novos filmes. Bowling – Amigas em Jogo, de Marie-Castille Mention-Schaar, é uma comédia sobre quatro amigas que trabalham num hospital e vão fazer de tudo para impedir a maternidade de fechar. Já A Rapariga de 14 de Julho marca o primeiro encontro de Hector com a rapariga que pretende seduzir, num estranho verão e numa França em crise. Mais uma comédia para aligeirar o ambiente, realizada por Antonin Peretjatko. Por fim, o documentário Viramundo, de Pierre-Yves Borgeaud, é uma viagem musical com o músico brasileiro Gilberto Gil, quando embarca numa nova tournée de promoção, também, da diversidade cultural.

O trailer do filme da semana:

Box Office

A Gaiola Dourada está mesmo a dominar o top nacional de filmes mais vistos, registando o primeiro lugar nesta semana de 8 a 14 de agosto. O filme luso-francês de Ruben Alves obteve, só esta semana, a segunda de exibição, 455.850,58 euros de receita bruta e 88.274 espectadores. No total, quase 200 mil portugueses já viram esta produção. A segunda posição é ocupada por Os Smurfs 2 e a terceira pelo filme O Mascarilha. O top prossegue com Wolverine, o mais antigo no top 5, já com três semanas nas salas nacionais, e ainda Red 2 – Ainda Mais Perigosos. A lista completa pode ser consultada aqui.