A noite das mulheres cantoras, valeu a Lídia Jorge um lugar entre os finalistas do Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura. Este galardão tem por objetivo eleger o melhor romance português que tenha sido lançado há pouco tempo no Brasil.
Segundo entrevista da autora à Lusa em 2011, altura da publicação, este livro conta a história de um grupo de raparigas “que têm a ambição que é normal, mas que se torna desmedida em relação àquilo que elas podem realizar”. Nesse sentido, toda a narrativa anda em torno de “relação de poder que se estabelece no interior do grupo e da sua relação com a sociedade que a envolve”, contou Lídia Jorge àquela agência.
Anunciado a 27 deste mês, o vencedor vai receber 49 mil euros. Além de Lídia Jorge, estão nomeados, entre outros, Ana Maria Machado com Infâmia, Daniel Galera com Barba Ensopada em Sangue e ainda Luiz Ruffato com o livro Domingos sem Deus.
Criado em 1999 pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, o Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura teve cerca de 326 obras de língua portuguesa a concorrer nesta edição, entre junho de 2011 e maio deste ano.