Todos os anos a revista Forbes publica a lista dos autores que mais lucraram com os seus livros e este ano E. L. James, autora da trilogia best-seller As 50 Sombras de Grey ficou em primeiro lugar, arrecadando com este sucesso cerca de 71,4 milhões de euros.

A trilogia de As 50 Sombras de Grey foi um autêntico sucesso pelo mundo fora: o primeiro livro vendeu 70 milhões de cópias em oito meses e pouco depois da saída do último livro foi anunciada a adaptação cinematográfica da obra, comprada por 3,8 milhões de euros pela Universal Pictures numa produção que será conduzida por Sam Taylor-Johnson, tal como o Espalha-Factos já noticiou aqui.

O caso de E. L. James é descrito como um caso raro, pois normalmente figuram na lista da Forbes autores já consagrados que juntam os lucros dos novos livros com alguns dos sucessos antigos, como é o caso de Stephen King e Danielle Steel, que figuram no 10º e 5º lugar, respetivamente.

Para além de E. L. James, a fechar o pódio elaborado pela Forbes está o escritor James Patterson (em 2.º lugar) e a autora dos livros Os Jogos da Fome, Suzanne Collins (em 3.º lugar).