Depois de atravessar uma mudança total na sua oferta de novelas, a SIC vai avançar para uma reformulação dos programas de day time, que têm sofrido nas audiências.

A estação de Carnaxide está determinada em alcançar a liderança das audiências. Depois de ter anunciado a continuidade do Portugal em Festa até ao final do ano e de ter definido as sucessoras para as novelas do final de tarde e da noite, a SIC prepara-se agora para analisar e reformular o seu day time dos dias úteis.

Segundo informações da revista TV Guia, vai haver uma renovação desses programas, que poderá passar pela mudança de conteúdos, de rubricas, de apresentadores e até mesmo de nome, com o surgimento de novos programas. A revista indica ainda que a SIC vai abrir um concurso de produtoras para que estas possam apresentar propostas de novos formatos. Um processo que deverá estar concluído em janeiro, altura em que seriam aplicadas essas mudanças.

Esta reformulação surge na sequência dos maus resultados que os talk-shows de Carnaxide têm apresentado, com pesadas derrotas face aos congéneres da TVI. Podem observar no gráfico abaixo o comparativo dos quatro talk-shows das privadas ao longo da semana passada:

Captura de ecrã 2013-08-11, às 22.15.42Os números indicam uma média de share do Querida Júlia de 13,3%, enquanto o Você na TV, no mesmo horário, fez praticamente o dobro: 26,2%. À tarde, há um maior equilíbrio, mas que repete a vantagem para Queluz: o programa apresentado por Fátima Lopes obteve uma quota média de 19,9%, enquanto o Boa Tarde ficou-se pelos 12,3%. Os dados recolhidos são referentes às medições da GfK, cujos dados foram divulgados pelo A Televisão.

Também ao início da tarde Vingança tem apresentado resultados significativamente inferiores aos da repetição de Ninguém como Tu, sendo que ainda não é conhecido o programa que lhe vai suceder.