WELLES_Orson_as_Charles_Foster_Kane

Primeiro filme de Orson Welles descoberto

O primeiro filme de Orson WellesToo Much Johnson, foi encontrado num armazém em Itália e data de 1938, tendo sido filmado três anos antes do clássico Citizen Kane.

Este projeto foi inicialmente concebido para acompanhar uma adaptação de uma peça que seria apresentada na Broadway. O filme era uma comédia de costumes sobre o adultério e teria três partes coincidentes com os três atos da peça.

A peça nunca chegou à Broadway pelo que o contributo do filme para o cinema foi permitir a Welles um trabalho relevante na edição, como afirma o seu biógrafo Simon Callow “O melhor que aconteceu com Too Much Johnson foi que ele descobriu a edição e começou a ver as possibilidades que tinha“.

Too Much Johnson julgou-se perdido por bastantes anos devido a um incêndio que destruiu  casa do realizador em Madrid e praticamente tudo o que se encontrava lá dentro. Outra cópia foi agora descoberta em Pordenone, no norte da Itália, onde tinha sido deixada por volta dos anos 70.

A película está presentemente a ser restaurada pelo Museu Internacional de Fotografia e pelo Cinema George Eastman House, em Nova Iorque, nos EUA.

Mais Artigos
Maria João Abreu
SIC prepara programação especial em homenagem a Maria João Abreu