logo-google-th

Google apresenta ‘artigos de fundo’ nos resultados de pesquisa

Cada pesquisa efetuada pelo motor de busca Google passará a ser acompanhada por aquilo a que podemos chamar de ‘artigos de fundo’

Em anúncio feito pelo Google, foi divulgado que estes artigos são uma tentativa de tornar a pesquisa de conteúdos mais rápida e que têm como objetivo facilitar a procura de uma determinada informação.

Como exemplo, temos a pesquisa do termo ‘censura’ em inglês, que imediatamente foi associada a artigos como um ensaio da revista americana New Yorker do escritor Salman Rushdie, um texto do britânico The Guardian sobre a censura na Internet e um artigo do jornal americano Wall Street Journal sobre a censura online no Irão. Todos estes textos apareceram destacados quando o resultado da pesquisa foi apresentado.

Alguns avanços deste género já são visíveis quando se pesquisa o nome de uma celebridade ou de uma cidade. Ao fazermos isso, o Google dá-nos uma lista com as principais informações recolhidas de inúmeras páginas online, fazendo com que, em várias situações, a pesquisa não tenha de se prolongar. Por exemplo, ao pesquisarmos o termo ‘Portugal’ , no lado direito do ecrã podemos encontrar de imediato a bandeira, mapa do país, capital, moeda, população, língua oficial, pontos de interesse, entre outros.

Esta capacidade que, segundo a empresa, apenas representará cerca de 10% das necessidades diárias de informação dos utilizadores, começará por estar disponível em inglês, no Google.com.

Mais Artigos
Nicki Minaj
Nicki Minaj vai ter uma nova série documental na HBO Max