Avatar, o filme que conseguiu ser o maior êxito de bilheteiras a nível mundial, ultrapassando Titanic (1997),  já tem três continuações confirmadas até ao ano de 2018. De acordo com o comunicado da 20th Century Fox, as três películas irão começar a ser gravadas simultaneamente no início do próximo ano.

Estão também confirmados os anos de estreia: a primeira sequela virá em dezembro de 2016, a segunda irá estrear em dezembro de 2017 e a última será lançada em 2018 (o mês está ainda por confirmar). Nenhum dos filmes tem para já títulos confirmados.

James-Cameron-Rolex-Submariner

James Cameron regressa novamente a este projeto, como realizador e guionista, sendo assistido nesta parte por Josh Friedman (A Guerra dos Mundos), Rick Jaffa, Amanda Silver (Planeta dos Macacos: A Origem) e Shane Salerno (Selvagens). O realizador estará também encarregue da produção em conjunto com Jon Landau através da empresa Lightstorm Entertainment. Mais uma vez os efeitos especiais estarão a cargo de Joe Letteri e da sua equipa de efeitos visuais da WETA Digital.

Cameron declarou que na sua perspetiva os filmes de Avatar se tinham tornado para ele “em algo mais rico do que aquilo que esperava e tornou-se claro que não iria conseguir capturar em dois filmes tudo o que queria expressar na tela”. O presidente da 20th Century FoxJim Gianopulos, mostrou-se contente com os trabalhos do cineasta.

avatar-james-cameron-film-teaser-poster

Com o primeiro AvatarJames Cameron conseguiu voltar a obter uma das maiores receitas de bilheteira da história do cinema. Esse filme e Titanic são os dois que mais dinheiro acumularam a nível mundial, ambos dirigidos por Cameron. No caso de Avatar, arrecadou cerca de 2.800 milhões de dólares (2,110 milhões de euros) e ganhou três Oscars nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Direção Artística e Melhores Efeitos Visuais.